Curso de Cuidador de Idosos tem inscrições abertas

15/10/2009 10:23:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Programa Macaé Cidadão está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idosos. Os interessados devem dirigir-se à sede do programa, na Rua Papa João 23, 175, entre 9h e 17h, ou telefonar para obter maiores informações para o número: 2757-2408. O curso, que está em sua terceira edição, será realizado no auditório do Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno Simão, a partir da próxima terça-feira, dia 20.

Quem quer preencher uma das 80 vagas disponíveis - algumas já estão ocupadas por demanda do ano passado - deve ir ao Macaé Cidadão munido de foto 3x4, cópia do certificado de conclusão do ensino fundamental ou a declaração de experiência de dois anos como cuidador de idoso, além das originais das carteiras de identidade e do CPF.

O curso é fruto de parceria entre a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão e a Secretaria Municipal de Saúde, além da subsecretaria do Idoso. As aulas terminam no dia 15 de dezembro. Serão três aulas por semana, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h.

Segundo a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a procura pelo curso e pela capacitação como cuidador de idosos tem sido grande. “Esta parceria vem propiciar aos munícipes a oportunidade de estarem capacitados de maneira gratuita”, ressalta, lembrando que todo o material das aulas também é gratuito.

- A formação abrange um olhar de cuidado com os idosos nos aspectos biológicos, físicos, sociais e psíquicos – informa Amélia, acrescentando que dentre as temáticas a serem trabalhadas no curso estão noções de primeiros socorros, conhecimentos básicos de alimentação, administração de medicamentos, além de atenção com o corpo e com o lazer do idoso, entre outros.

O curso também inclui aulas que eduquem e formem os futuros cuidadores de idosos em assuntos como terapia ocupacional, noções sobre saúde bucal, orientações a respeito de direito do idoso na Constituição, orçamento doméstico, além de processos de conhecimento do envelhecimento do ser humano e sua sexualidade.

Até mesmo a leitura como um exercício mental que leva à criatividade será um dos temas das aulas a serem proferidas no auditório do Colégio. Algumas palestras ainda falarão da área psicológica do idoso. “Esta é uma oportunidade de crescimento ímpar. Vale a pena freqüentar as aulas e absorver tais conhecimentos humanos tão significativos e úteis”, completa Amélia Guedes.

Uma cuidadora

Clélia de Souza Bitencourt é cuidadora de idosos desde que fez o curso do Macaé Cidadão em 2007. Ela trabalha na Pousada da Cidadania desde sua fundação no ano passado.

- Aprendi temas como cuidados com a alimentação, primeiros socorros, lazer e tenho posto tudo isso em prática – salienta ela.

Na Pousada há 17 idosos que ela cuida, ex-moradores de rua. Alguns estão lá há nove meses. “Eles dependem de carinho e atenção. Este trabalho me faz bem interiormente, pois orientá-los é muito positivo”, finaliza.