Curso de empregado doméstico começou nesta terça-feira

09/07/2008 12:00:52 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta terça-feira (8), foi realizada a aula inaugural do curso de capacitação de empregado doméstico, no auditório da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), na Rua Doutor Télio Barreto 28, no centro. As aulas são promovidas pela Coordenadoria do programa Macaé Cidadão e pela Semtre.

A dona-de-casa Mariluzi Nascimento dos Santos ressalta que a gratuidade do curso é um fator decisivo. Já a auxiliar de serviços gerais e ajudante de cozinha Fabiana Rattes Ferreira acha que muitos não têm a oportunidade de pagar um curso como esse, que além de oferecer certificado de conclusão, vai encaminhar os trabalhadores à inserção no mercado de trabalho. “Vou conhecer melhor meus direitos como empregada doméstica”, pontua a doméstica Carmen Lúcia Santos de Jesus.

Entre os conteúdos do curso de capacitação, que tem 63 pessoas inscritas, estão aulas práticas (oficinas), quando dos alunos visitarão hotéis, restaurantes e ateliês na cidade, para conhecer de perto mecanismos como arrumação de quartos e mesas, além de atividades culinárias. Já a parte teórica consiste em ações com equipe multiprofissional: a psicóloga vai orientar o público alvo sobre ética no trabalho, enquanto a nutricionista ensinará acerca de alimentação saudável.

Uma engenheira alimentar vai falar a respeito de armazenamento de alimentos utilizandoo freezer. Já o gastrônomo abrirá a palestra referente a pratos sofisticados e básicos. Etiqueta, técnica de arrumação e, até corte e costura, serão temas ministrados aos participantes dos cursos. Segundo a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, a equipe foi escolhida porque é composta por profissionais de excelência.

O curso também conta com a participação de um advogado que mostrará os direitos e deveres de empregadores e empregados. Já um enfermeiro abordará assuntos como primeiros socorros em caso de necessidade. Orçamento doméstico, higienização e recursos humanos também serão assuntos tratados durante o curso.

O secretário executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, enfatizou a importância de os órgãos públicos atuarem em sinergia em prol da inclusão social e do desenvolvimento de Macaé. “Em nossa cidade, a competitividade é grande, sendo muito importante a qualificação profissional”, ressalta, lembrando às domésticas que buscam se aperfeiçoar que muitos obstáculos e barreiras deverão ser vencidos por elas até o fim do curso. “Perseverança é fundamental”, aconselha o secretário.

Durante a apresentação do curso de capacitação de empregado doméstico, Amélia Guedes frisou ainda que além dos subsídios aos empregados para enfrentarem o dia-a-dia no mercado de trabalho, também é objetivo do Programa Macaé Cidadão oferecer conceitos de cidadania. “É imprescindível que vocês reforcem o bom desempenho de suas atividades e adquiram novos conhecimentos que lhes proporcionarão melhor qualidade de vida”, orienta.

As aulas acontecem todas as terças e quartas-feiras, entre 18h e 20h, na Semtre. Maiores informações pelos telefones 2772-2445 e 2772-2295. Serão três meses de curso, cuja última aula está prevista para o dia oito de outubro, totalizando 26 aulas ao todo, sem contar com as visitas monitoradas.