Curso de Psicomotricidade intensifica a qualificação dos monitores e oficineiros da Educação

07/07/2009 16:05:15 - Jornalista: Douglas Fernandes

Profissionais da rede municipal de Educação que trabalham como oficineiros e monitores na área de recreação e saúde participaram nesta segunda-feira (5) do curso de “Oficina de Psicomotricidade”, com o objetivo de aumentar a capacitação dos servidores que atuam nas escolas do ensino infantil. Eles atuarão em uma das 43 instituições da rede que funcionam em horário integral. O curso será realizado em segunda etapa no próximo dia 13 de julho a partir das 8h no auditório da própria secretaria.

A Psicomotricidade é um segmento da área pedagógica contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento da criança por meio de sua alfabetização e tem como proposta incentivar a prática do movimento em todas as etapas de sua formação. Bons exemplos de atividades de psicomotricidade são as atividades de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

O curso foi apresentado pela professora Clize Vantil Miranda, formada em pedagogia e psicomotricidade. Com experiências de seu trabalho na área, ela relatou as diferentes vertentes do segmento aplicáveis no dia a dia das escolas. A idéia do curso surgiu após a constatação do interesse dos educadores em atuar com o segmento no programa escolar, desde a educação infantil. Os professores estão recomendando cada vez mais jogos e as brincadeiras como complemento na grade curricular dos alunos.

Monitores e oficineiros presentes não esconderam a satisfação de participar de mais uma capacitação e propuseram à coordenação da sub-secretaria a realização de quatro novos cursos na área da educação Infantil, como: Desenvolvimento Infantil, 1º Socorros, Jogos e Brincadeiras, Comportamento Infantil. As sugestões serão atendidas no segundo semestre letivo, a partir de agosto.

A monitora Cleide dos Santos disse que os cursos estão servindo de complemento para as atividades com os alunos, onde a maioria dos profissionais ainda não se especializou. “Temos agora informações não apenas de nossa área, mas sim, de técnicas adotadas por pedagogos e pessoas especializadas em educação. Para nós isso é muito valoroso”, afirmou.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, a capacitação procurou abordar não apenas a questão física do tema como um todo, e sim a relação que o aluno possui com seu espaço, os colegas e seus professores. “Os monitores e oficineiros aprenderam que além das atividades recreativas que os alunos recebem, visando sua integração com seu espaço, existe todo um conjunto de ações e relações com o meio onde eles vivem que afetam diretamente a sua formação”, apontou.

De acordo com a subsecretária de Educação, a também vice-prefeita Marilena Garcia, a capacitação profissional dos profissionais da rede é uma das metas de sua gestão e vem obtendo resultados expressivos no aumento da qualificação do s servidores e conseqüentemente na qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais. “Nosso objetivo é capacitar e qualificar todas as pessoas que atuam em nossa rede. Quanto mais preparados estiverem, mais poderão oferecer ao município”, disse a secretária.