Curso de qualificação de professores é referência na região

23/11/2009 17:16:40 - Jornalista: Joice Trindade

Está tudo pronto para a formatura dos participantes do curso “Formação pela Escola” promovido pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação. O curso, que se tornou referência para educadores das cidades da região por ser um dos projetos pilotos desenvolvidos através do sistema de Educação à Distância (EAD), será encerrado no próximo dia dois de dezembro, no auditório da Secretaria. Trinta e quatro profissionais da Educação dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu vão receber os certificados.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o programa com aulas presenciais e à distância conseguiu alcançar o objetivo de formar técnicos, gestores educacionais e membros de conselhos do controle social em relação aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O empenho dos profissionais da Semed foi essencial”, salientou a secretaria.

Para 2010, estão previstos novos programas pela Secretaria de Educação desenvolvidos por meio da Coordenação do Programa Livro Didático. Além disso, a prefeitura irá aplicar os programas nacionais “Transporte Escolar”, “Alimentação Escolar” e “Dinheiro Direto na Escola”.

Formação

O curso foi direcionado aos módulos Competências Básicas, que destacam conhecimentos sobre políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo Federal. O módulo de 40 horas que será concluído em dezembro foi iniciado no final do mês de agosto.

O Programa do Livro, que começou no mês de outubro e se estendeu até o último dia 16, também integra o “Formação pela Escola”. Esse módulo apresentou questões sobre o livro didático e envolveu os participantes em apresentação de projetos que foram e serão aplicados nas unidades escolares de atuação desses educadores.

Também fizeram parte da programação do curso dinâmicas, avaliações e distribuição de material complementar que destaca as novidades do Programa Livro Didático, como o novo acordo ortográfico e a readequação do programa aos alunos do Ensino Fundamental na faixa dos nove anos.

- De acordo com a mudança do ensino Fundamental, o aluno fica nove anos estudando e agora o Livro Didático está adequado a esta alteração. A intenção é que o letramento dos alunos seja facilitado”, ressaltou a coordenadora do “Livro Didático” da Educação, Roze Mary Tomaz.

A também tutora do programa em Macaé frisou que o “Formação pela Escola” conseguiu ampliar o leque de conhecimentos dos profissionais integrantes do curso e apresentar da melhor forma as ações de políticas públicas da Educação e dos programas do Livro Didático.

- Estamos satisfeitos com os módulos, nossos cursistas foram desafiados a realizar os estudos de forma autônoma. Tudo isso por conta do sistema de Educação à Distância, que oferece a tutoria para apoiar e orientar os alunos e assim contribuir para descobertas de novas aprendizagens, ressaltou Roze.