Curso ensinará contratados e servidores da Prefeitura a investir na Bolsa de Valores

03/11/2008 11:35:40 - Jornalista: Waleska Freire

Nos dias 10 e 11 de novembro os contratados e servidores da Prefeitura Municipal de Macaé estarão participando do curso "Como Investir em Ações na Bolsa de Valores", que será ministrado gratuitamente no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Os interessados devem fazer sua inscrição até quarta-feira (5) no CETEP. As aulas serão dadas pelo professor Guto Garcia, doutor em Engenharia da Computação pela COPPE/UFRJ, das 18h às 22h.

O objetivo é proporcionar a participação das pessoas no mercado acionário tornando ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações. A primeira edição deste curso teve duração de 8 horas e aconteceu no auditório da Associação Comercial de Macaé (Acim), com público recorde.

Entre os conteúdos está o Home Broker, ferramenta de negociação on-line que permite a compra e venda de ativos pela Internet. A ferramenta é interligada ao sistema da Bovespa, enviando as ordens diretamente para a Bolsa, que reúne o mercado de compra e venda de ações no Brasil. Somente no último ano, o número de pessoas que utilizam o sistema mais que dobrou, atingido 217 mil usuários em janeiro de 2008. E já responde por 36% dos negócios da Bovespa.

Os valores de aplicação também variam muito de acordo com o perfil do investidor. A média hoje é de R$ 10 mil por operação, número que, segundo algumas corretoras, é inflado pela migração de grandes investidores para o home broker em busca de custos menores para aplicar o dinheiro.

O que são Ações?

Uma ação representa uma parte de uma determinada empresa. A compra de ações na Bolsa transforma o investidor que adquire os papéis em sócio da companhia, mesmo que numa proporção pequena em relação ao controlador, o chamado sócio majoritário. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

Por que e onde Investir em ações?

Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.