Curso forma vistoriador e aferidor de veículos

22/07/2008 17:52:34 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Teve início nesta segunda-feira (21) o curso profissionalizante de vistoriador e aferidor de veículos. O projeto é uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran RJ) com a prefeitura, por meio da secretaria de Trabalho e Renda (semtre). O objetivo é capacitar os moradores de Macaé para trabalharem dentro do município. O curso termina dia primeiro de agosto. Após a conclusão, os participantes farão uma prova eliminatória. No total são 40 vagas de emprego para o Detran de Macaé.

- A maioria dos participantes foi escolhida dentro de uma pré-seleção feita pela Central do Trabalhador (Caet) com base em informações repassadas pelo Detran. O objetivo é estar sempre capacitando o trabalhador de Macaé por meio da sua inserção no mercado profissional – destaca o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

Segundo o chefe do posto de vistoria do Detran Macaé, Alexandre Rangel, quem passar na prova, mas não se classificar, será colocado no cadastro de reservas. “Vamos montar um cadastro com os participantes do curso que não se classificarem, caso haja desistência ou surja uma nova vaga, já que essas pessoas também estão capacitadas. Essa parceria entre o governo municipal e o estadual tem como público alvo quem mora no município”, completa.

Durante a aula inaugural, os participantes puderam entender o funcionamento geral do Detran, e como os setores de vistoria, de atendimento ao público e de administração das infrações de trânsito funcionam. Os alunos também conheceram as atribuições da Diretoria de Registro de Veículos (DRV), suas prioridades e a sua estrutura.