Curso na serra prepara operadores de estações de água e esgoto

08/04/2008 16:13:15 - Jornalista: Alexandre Bordalo



Para valorizar os funcionários que trabalham operando estações de água e de esgoto, na Região Serrana, além de buscar desenvolvimento técnico e qualificação que beneficie toda aquela comunidade, a prefeitura vai realizar, a partir da última semana de abril, o curso de capacitação para operadores de saneamento. São 28 profissionais que receberão as devidas orientações por parte da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa). O engenheiro sanitarista Luiz Gomes vai ministrar as aulas.

Segundo Luiz Gomes, os técnicos serão preparados a oferecer à sociedade ações adequadas em suas áreas de atuação, promovendo a Emhusa, e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população serrana. “Dentro de sala de aula, haverá conceituação teórica, mas posteriormente acontecerá ação prática”, conta o engenheiro.

Serão abordados no curso assuntos como a dosagem correta dos produtos químicos, volume, distância e outros. Os 28 operadores são moradores da região serrana, e atuam nas estações de tratamento de esgoto de Glicério e Sana, e na estação da Ajuda, que fica em Macaé. Atuam também nas estações de tratamento de água de Trapiche (já em operação), Córrego do Ouro (que entra em funcionamento no fim do mês), Glicério e Sana (ambos estão em desenvolvimento).

-Esses operadores têm maior relacionamento com a comunidade, mais envolvimento e compromisso com a terra onde moram. Por isso, a valorização básica em termos técnicos que eles estão recebendo da Emhusa – afirma Luiz Gomes. – Assim, darão melhor resposta durante a operação, pois o morador zela com mais carinho pela saúde de sua própria comunidade.

Posteriormente, haverá novas orientações com o objetivo de especializar ainda mais os funcionários. Oito trabalhadores serão orientados a atuar nas estações de tratamento de água, três nas de esgoto e 17 irão operar na rede de abastecimento e de coleta de esgoto. Serão responsáveis pelas redes de água e esgoto para beneficiar moradores de Glicério, Córrego do Ouro, Areia Branca e outros distritos e localidades da serra macaense.