Curso para gestantes e lactantes está com inscrições abertas

28/05/2010 19:24:58 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

A secretaria de Saúde de Macaé, através da Divisão de Educação e Programas em Saúde vinculada à Saúde Coletiva, promove curso com o tema: “Mãe x Bebê: Gerando relações, tecendo cuidados”. O curso acontece às terças-feiras, nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de junho, das 8h30m às 12h, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, na Rua Teixeira de Gouveia, 469, Centro.

As aulas dispõem de profissionais de várias áreas que orientam as gestantes e lactantes para um bom desenvolvimento no período da maternidade. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2773-5060 até às 17h. As vagas são limitadas. As interessadas também podem se inscrever no decorrer do curso, se houver vagas.

O curso tem o objetivo de oferecer um acompanhamento diferenciado às gestantes e nutrizes, com informações de como cuidar da dentição e da alimentar, porquê amamentar, e diversos outros cuidados que se deve ter no período da maternidade. O curso orienta as mães a como desenvolver a inteligência e a linguagem do bebê, através de orientações técnicas específicas dos profissionais.

- Nas aulas as mães tiram suas dúvidas e trocam informações, tendo a oportunidade de aprender a como cuidar melhor dos filhos, estimulando o desenvolvimento físico e mental do bebê, explica a coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde e fonoaudióloga Nilce Braga Brasil.

A Divisão de Programas conta com uma equipe multidisciplinar que tem o apoio de profissionais como fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, dentista, enfermeira e assistente social. Cada semana um tema diferente é abordado com um profissional da área, que tira as dúvidas, oferecendo dicas de como cuidar dos bebês da importância do parto normal, do aleitamento materno e dos exercícios pós e pré-parto.

O projeto teve início em outubro de 2008 e atendia as gestantes do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Nesta terceira edição o curso foi aberto a todas as gestantes e lactantes da cidade.