Curso qualifica equipe do Capo para combate ao fumo

28/08/2009 11:22:29 - Jornalista: Isis Maria Borges Gomes

Foto: Divulgação

Evento aconteceu na terça-feira

Expandindo suas atividades, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) aproveitou a passagem do Dia Nacional Sem Tabaco, que acontece neste sábado (29), para promover um curso de capacitação direcionado aos seus profissionais, visando a sua qualificação para a abordagem e orientação sobre a cessação ao hábito de fumar. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (25), na sede da instituição, sendo ministrado pela médica pneumologista Cláudia Magaldi, representante do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool, Tabaco e outras Drogas (Caps/Porto), setor ligado a Secretaria de Saúde de Macaé.

Sempre preocupada com o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços prestados, a presidente do Capo, Márcia Moraes, após apresentar a palestrante, ressaltou a importância desta promoção, justamente pelo fato do tabagismo ser um dos fatores de risco do câncer.

Na oportunidade, a médica colocou em evidência as orientações do Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer (INCA), destacando as propostas de abordagem cognitiva e comportamental, e de apoio medicamentoso. “Parar de fumar é possível, mas pode necessitar de tratamento profissional”, disse, acrescentando que não se pode perder a oportunidade de abordar um fumante, e mostrar-lhe os benefícios da cessação do tabagismo.

Cláudia Magaldi deixou claro que a dependência química pode ser física, psicológica e de condicionamento, estimulando todos os profissionais de saúde a assumir a parte que lhe cabe nesta responsabilidade, de ajudar o fumante a abandonar o vício, que tanto mal causa a saúde.

Ela falou dos modelos de intervenção fundamentados na mudança de atitudes, destacou os métodos sugeridos para parar de fumar, cuidados que devem ser tomados em casos de recaídas, procurando sempre tornar o indivíduo agente de mudança do seu próprio comportamento.

- É preciso entender os mecanismos de dependência química, reconhecer o grau de dependência e de motivação de cada um, e ter argumentação convincente para motivá-lo a deixar o fumo”, lembrou a médica, enfocando ainda a questão tão falada atualmente do fumante passivo.

Ao final, Márcia Moraes lembrou que este curso teve a finalidade de capacitar a equipe técnica, no sentido de apontar novas diretrizes à expansão de suas atividades, garantindo o aperfeiçoamento do trabalho prestado. “Nossa intenção é despertar sentimentos para que a equipe possa, a partir de agora, estar num nível de qualificação, sensibilidade e solidariedade mais elevada e pronta para uma ação mais eficaz”, concluiu.