Cursos de capacitação promovem geração de renda para mulheres

23/07/2007 14:55:56 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Tendo como prioridade a autonomia e a cidadania em prol da igualdade de direitos entre homens e mulheres a secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, vem realizando uma série de ações de capacitação. Entre os programas está o Projeto Renda Mulher com cursos de artesanato, cabeleireiro e manicure.

A dona de casa Solange Araújo Batista, aluna do curso de cabeleireiro, já planeja o futuro, quer se tornar uma empresária do ramo de beleza. “Eu cuidava do meu cabelo e das minhas amigas, mas aqui no curso estou adquirindo todo conhecimento necessário para abrir meu próprio negócio com segurança”, disse, ressaltando a oportunidade que a prefeitura e a secretaria estão oferecendo para todas as alunas. “Muitas mulheres como eu, são donas de casa e fica difícil pagar um curso de qualificação, mas agora sem custo pude realizar o meu sonho”, garantiu.

Segundo a secretária executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, o curso de cabeleireiro é um dos mais concorridos e nesta segunda turma 41 pessoas estão participando das aulas, que acontecem toda quarta-feira. O curso é dividido em dois turnos: manhã e tarde. Ela acrescenta que está em andamento o curso de decupagem todas as segundas-feiras.

Vânia lembra que além do atendimento jurídico, de serviço social e psicológico, a instituição implementa mecanismos para redução e eliminação da violência, visando a busca da auto-estima e a inclusão social da mulher vítima de violência.

Segundo o cabeleireiro Cido, que trabalha como voluntário, o curso inclui aulas práticas e teóricas. Além de aprenderem a trabalhar com os produtos para relaxamento, pintura, balaiagem e hidratação, as alunas recebem orientação sobre estrutura capilar, analise dos fios, doenças dermatológicas do couro cabeludo e administração. O cabelereiro garante que no término do curso, previsto para dezembro, as alunas farão um desfile para mostrar o que aprenderam ao longo do curso.