Cursos do Núcleo de Tecnologia Municipal com inscrições prorrogadas

04/03/2015 10:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foram prorrogadas até o dia 23 as inscrições para os cursos voltados para tecnologia. A programação direcionada a educadores que atuam ou não em laboratórios de informática será iniciada na data que termina o cadastro. Os cursos são oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da secretaria de Educação.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.ntmmacae.com.br. Cada módulo terá a duração de quatro meses e vai envolver cerca de 50 educadores. A programação será ministrada pelo sistema de Educação à Distância, com um encontro presencial mensal, o que segundo a coordenação vai facilitar a dinâmica do curso e atrair mais candidatos. Os módulos também vão contribuir com a atuação dos educadores que usam recursos tecnológicos diversos.

A finalidade do NTM é reforçar o uso de recursos tecnológicos voltados para o cotidiano escolar. Entre os cursos que serão oferecidos está “Redes de Aprendizagem”, também para os profissionais que participaram do curso de Introdução à Educação Digital (IAD). Na lista também está o módulo “Ensinando e Aprendendo com as TICs” para aqueles que concluíram o curso “Introdução à Educação Digital”.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal, Alex Bogado, a finalidade do curso é intensificar a utilização pedagógica dos softwares na rede municipal.

“Os educadores devem estar atentos, pois por meio dos módulos, eles poderão aprender a utilizar novos recursos tecnológicos no dia a dia escolar, fator que promete atrair o interesse e despertar habilidades dos alunos, que cada vez mais estão 'antenados' nas redes sociais”, ressaltou Bogado.

A programação é articulada ao ProInfo Integrado, programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a atualização diante de inovações tecnológicas nas salas de aula vai proporcionar o maior contato com os estudantes. "Esta é mais uma chance para minimização e resolução de problemas nos laboratórios de informática das escolas municipais", finalizou.