"Dados do Bem": Macaé entre os municípios com mais cadastros

07/07/2020 14:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

A testagem acontece no D. Alba

Macaé está entre os 10 municípios do Estado do Rio de Janeiro com a maior quantidade de cadastros no aplicativo "Dados do Bem", através do qual o usuário preenche um formulário e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.

Desde o dia 25 de junho, quando o app foi lançado no município, até a última segunda-feira (06 de julho), foram contabilizados 2.318 cadastros. Deste total, 1.537 foram de mulheres (66,3%) e 781 de homens (33,7%). Houve 356 amostras para testes coletadas: 324 negativas (91%) e 32 positivas (9%).

Entre os que tiveram resultado positivo, foram 18 mulheres e 14 homens. A faixa etária com maior incidência foi a de 46 a 65 anos. Os bairros com mais amostras, pela ordem, foram: Centro, Riviera Fluminense, Glória, Visconde de Araújo, Aroeira, Imbetiba, Ajuda, Cavaleiros, Miramar e Lagoa.

A finalidade do "Dados do Bem" é auxiliar a população e o poder público no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Para participar da iniciativa de forma voluntária, basta que o interessado baixe o aplicativo que está disponível para os sistemas Android e IOS.

Testes no Centro de Especialidades Dona Alba

A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de infecção ter ocorrido. As informações são analisadas e, quando há indicação de testagem, a pessoa recebe um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro.

A iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto DOR de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox Smart Data, combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos.

Baixe aqui o app:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.