Dançando com Luzes estréia no Teatro Municipal de Macaé

15/10/2007 20:31:14 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Núcleo de Dança Portadores da Alegria estréia no Teatro Municipal de Macaé, às 20h, desta terça-feira (16), o espetáculo Dançando com Luzes. Em seu oitavo ano, o grupo, composto por bailarinos de Macaé portadores de deficiência, irá apresentar uma coletânea de coreografias dos professores, Oyama Queiroz, Alessandra Gripp e Ademir Martins. O núcleo foi o único da categoria convidado a participar do Festival Internacional de Dança em Joinville-SC.

No espetáculo, as coreografias de dança moderna, contemporânea e dança-teatro são dispostas conforme seus conteúdos e atmosferas e conduzidas por poesias de Drummond, Bandeira, Murilo Mendes, Chacal, Paulo Leminski, entre outros. A apresentação estabelece um alto grau de comunicação emocional com o público, especialmente por meio da dança do corpo de baile com as luzes cenográficas.

Os Portadores da Alegria utilizarão, pela primeira vez, a arte do improviso, técnica até então usada apenas nas aulas. O diretor, roteirista e coreógrafo, Ademir Martins, revela que sua proposta foi ousar. “E eles, sempre corajosos e despojados, toparam”, disse.

A base do trabalho do núcleo, fundado e dirigido por Vânia Tolipan, é a arte-terapia, que desenvolve a saúde psicofísica e cultural do elenco. Ademir ressalta que essa montagem é mais uma das conquistas dos bailarinos, além de resgate da dignidade e da auto-estima da pessoa portadora de necessidades especiais.

O elenco é composto por Ana Beatriz, Delcemir Braz, Elizângela Miguel, Fátima Regina, Flávia Bento, Helane Oliveira, Luiz Fernando Emerick, Marcelle Alves, Renato Azevedo e Vania Tolipan. Rafael Cássio é o bailarino convidado. Renato Azevedo e Vasco de Oliveira assinam o cenário e Vasco também a iluminação. Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro a R$ 10,00.