Darwin: Caminhada sairá do Rio e passará por Macaé

05/11/2008 14:41:22 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Comitiva composta por cinco profissionais do Ministério de Ciência e Tecnologia, ligados à Casa de Ciência do Rio de Janeiro, estará em Macaé, nesta quinta-feira (6), para verificar local onde será instalada a placa alusiva à vinda do evolucionista inglês Charles Darwin, que esteve em Macaé em abril de 1832.

A secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) estará envolvida na Semana de Darwin, cujo ponto mais importante para os macaenses será no dia 28 de novembro, quando a placa será descerrada, possivelmente na praça da Avenida Presidente Sodré (rua da Praia) em frente à prefeitura.

A intenção da Semaph é que entre os dias 26 e 29 de novembro seja realizada uma mostra de 27 vídeos sobre os Caminhos de Darwin, no auditório Washington Luiz, no Solar dos Mellos.

Entre eles estão: “A idéia revolucionária de Darwin” e “A viagem de Charles Darwin”. Muita gente não sabe que o cientista Charles Darwin, o homem da teoria da evolução, esteve em Macaé, em abril de 1832. O cientista inglês percorreu diversas cidades do interior fluminense.

E, nas comemorações pelos 200 anos de nascimento de Darwin, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Departamento de Difusão da Ciência e do seu diretor o professor Ildeu Moreira, promoverá caminhada percorrendo o trajeto feito pelo cientista por 12 cidades do estado do Rio de Janeiro.

O coordenador da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação, o assessor Marcelo Machado, devido aos trabalhos de difusão da Ciência e Tecnologia que desenvolve em Macaé, participará desta caminhada, que acontece entre os dias 26 e 29 de novembro.

A caminhada sairá do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde Darwin costumava caçar. O trajeto inclui as cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí, encerrando em Niterói. Em todos esses municípios, placas serão instaladas.

Ao longo daquele percurso, serão inauguradas 12 placas em locais importantes historicamente nas regiões apontadas por Darwin em suas anotações de viagem. “Ficamos muito felizes com este estudo, em podermos ter o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e termos mais este momento histórico para Macaé”, diz o coordenador da Femacti, Marcelo Machado.

Ele explica que será apresentado o roteiro seguido por Charles Darwin quando, em abril de 1832, realizou uma visita ao interior fluminense. Saindo do Rio de Janeiro, ele relata em seu diário anotações diversas, sobre paisagem, pessoas, escravidão, costumes, natureza, desde as rochas até a fauna e flora.

- Macaé é parte desta história, contada por este importante naturalista que forneceu informações valiosas para entendermos a evolução da vida na Terra – completa ele, que se refere ao Projeto Expedição Caminhos de Darwin, organizado pelo MCT, Casa da Ciência - UFRJ e DRM-RJ para trazer um pouco destes momentos do passado para todos.

O projeto faz parte das comemorações dos 200 anos do nascimento de Darwin em 2009, bem como os 150 anos do lançamento do seu livro mais conhecido: “A Origem das Espécies”.

Charles Robert Darwin (1809-1882)

Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerada o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.

Darwin chegou no Brasil em 20 de fevereiro de 1832, quando esteve na ilha de Fernando de Noronha; depois foi a Salvador (28 de fevereiro), Abrolhos (29 de março), Rio de Janeiro (4 de abril). Partiu para Montevidéu em 5 de julho.

No Brasil como em outros países da América do Sul, como a Argentina, Darwin estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e coletou um enorme número de espécimes, muitos deles novos para a ciência. Porém, diz Ildeu, Darwin e outros cientistas sempre tiveram a ajuda das populações locais.

- Consta que Darwin passou por Macaé em abril de 1832, tendo permanecido aqui aproximadamente uma semana fazendo suas pesquisas as margens do Rio Macaé – finaliza Marcelo Machado.