Debates e eleição de delegados marcam encerramento da Conferência Intermunicipal em Macaé

10/08/2009 10:22:35 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Conferência Intermunicipal de Educação foi encerrada na tarde de sábado (8) na Cidade Universitária, com a eleição dos 13 delegados que representarão a região na etapa estadual (CONAERJ) e com a elaboração do documento Referência debatido nos dois dias de trabalhos. Marcada por debates calorosos e democráticos, a Conferência Intermunicipal envolveu os delegados representantes do pólo VI, pertencentes aos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé.

Divididos em seis eixos de discussão, os participantes levaram as propostas de seus municípios para o documento referência, sendo apresentadas e votadas na plenária. De acordo com a comissão organizadora da Conferência, a média foi de 10 emendas por eixo de discussão. O eixo número quatro, que trata da Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação e que motivou intenso
debate. A conferência Estadual acontecerá em novembro no Rio de janeiro e a Nacional em 2010 em Brasília. O objetivo deste encontro é a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

No encerramento da Conferência, estiveram presentes dos secretários de educação dos municípios-pólo, todos, reafirmando a importância do debate democrático que pontuou os dias de trabalhos. A vice prefeita de Macaé e secretária Municipal de educação Marilena Garcia comentou o resultado do encontro para a região. "Durante esse grande exercício de cidadania que foi a Conferência, os participantes tiveram a oportunidade de participar da construção de uma nova proposta para a educação”.

A secretária lembrou aos presentes que o Plano Nacional de Educação está sendo construído de forma integrada na região e no restante do País. "Ele não pode ser uma política de um só”, disse. Ela elogiou o comprometimento do atual governo com a Educação e destacou a importância dos municípios que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação.

Os temas abordados por meio dos eixos da conferência foram “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional Organização e Regulação da Educação Nacional”; “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação,” Democratização do Acesso”, “Permanência e Sucesso Escolar”, “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação”, “Financiamento da Educação” e “Controle Social”.