Decreto municipal delega à Mobilidade Urbana responsabilidade sobre os veículos oficiais

01/05/2009 10:09:48 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: LUiz Bispo

Reunião mostrou detalhes do novo serviço

Decreto municipal publicado no último dia 24 atribui uma nova tarefa à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que passa a ter a responsabilidade de organizar, manter e guardar os veículos oficiais da administração pública. A iniciativa tem por meta disciplinar o uso dos veículos oficiais, promovendo melhor controle da frota.

Na última quinta-feira (30) aconteceu no auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran reunião com a presença de representantes dos órgãos municipais para que fosse passado o novo procedimento, já em vigor a partir deste sábado (2). O secretário Jorge Tavares Siqueira esclareceu que todos os carros de propriedade da prefeitura de Macaé deverão ser entregues à Secretaria de Mobilidade Urbana já na segunda-feira (4) para serem submetidos a vistoria, cadastramento e lotação na base. A frota da Secretaria de Saúde não está submetida a Secretaria de Mobilidade Urbana.

- Com o decreto assinado pelo prefeito Riverton Mussi a Mobilidade ganha mais a atribuição de ordenar o uso dos veículos oficiais de modo que toda a estrutura seja atendida de maneira adequada e segura. Sob a responsabilidade da secretaria os carros serão vistoriados, passarão por manutenção e serão abastecidos, seguindo para atendimento de demandas devidamente solicitadas pelos secretários, disse o secretário.

Ele esclareceu ainda que os motoristas da prefeitura devem se apresentar à Mobilidade Urbana para cadastro e atendimento aos usuários, sendo importante salientar que todos passarão por treinamento e exames médicos periódicos, uma vez que o que se pretende são serviços com segurança. Os motoristas devem comparecer munidos de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação, comprovante de residência e último contracheque a rua S-3 sem número, lotes 09, 10 e 11 da quadra W, em frente às firmas Fox Oil do Brasil e Expro, no Novo Cavaleiros, local onde serão guardados os veículos.

Com a nova dinâmica, o governo municipal passa a contar com um pool de veículos oficiais que atenderão as demandas como um todo. “Somente secretários terão carros contratados. No mais, cada demanda deverá ser passada para uma central de agendamento para que o atendimento seja disponibilizado”, explicou o coordenador de Transporte de Veiculos Oficiais, Paulo Seady, informando ainda que no local onde serão guardados os veículos há oficina de manutenção e sala de descanso para os motoristas.

Jorge Tavares Siqueira enfatizou que o novo procedimento encontra-se em fase de estruturação e implantação, fato que naturalmente gerará adequações até que o padrão seja plenamente fechado.