Defesa Civil e Bombeiros realizam simulado de emergência

29/11/2019 18:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Ação teve a participação de alunos Escola Estadual Municipalizada Polivalente

No Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta sexta-feira (29), o simulado de evacuação da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. A ação, em parceria com o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), teve o objetivo de treinar 400 alunos para possíveis eventos reais.

O simulado começou ao toque de uma sirene e fumaça para estimular os estudantes de 16 turmas a saírem das salas. Em seguida, todos se dirigiram para o ponto de encontro e receberam orientações sobre procedimentos nessas situações.

O secretário adjunto de Defesa Civil, Eric Alves, falou sobre a importância do simulado. “A proposta é despertar a cultura da prevenção, evolvendo poder público e sociedade. Antes do simulado, os alunos receberam, esta semana, um treinamento que buscou orientar como lidar com as ameaças”, explicou o secretário.

Para a estudante do 6º ano Raquel Souza Lima, 11 anos, a segurança está em primeiro lugar. “O treinamento e o simulado são importantes para nossa segurança”, frisou.

Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199. Já o contato dos Bombeiros pode ser feito pelo 193. As duas ligações são gratuitas.