Defesa Civil encerra ciclo de palestras com treinamento simulado

04/12/2019 16:36:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Aula prática aconteceu na área externa em frente ao bloco B, na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encerrou, nesta quarta-feira (4), o ciclo de palestras sobre "Noções Básicas de Primeiros Socorros na Escola", com uma simulação de incêndio em que os alunos, servidores da rede municipal de ensino, tiveram de manusear o extintor de incêndio para controlar as chamas. A aula prática aconteceu na área externa em frente ao bloco B e chamou a atenção de quem passava na hora.

Foram 20 horas de aulas presenciais, desde setembro, e as palestras foram ministradas pelos membros da Defesa Civil Municipal, Gilson Regis de Lima, Patrick Santos e Ricardo Teixeira. A parceria foi feita através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria de Educação.

O ciclo de palestras da Defesa Civil tem o slogan “Proteção para Todos” e é voltado para atender os cidadãos. No caso desta parceria com o CFCG, atendeu servidores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como professores, professores orientadores, diretores adjuntos, diretores gerais e Auxiliares de Serviços Escolares e Gerais. Durante os quatro encontros, tendo sido um por mês, eles receberam informações de como agir em caso de urgência ou emergência envolvendo alunos ou colegas de trabalho nas unidades escolares em que atuam.

O conteúdo do programa abrangeu noções básicas de primeiros socorros; princípios básicos; avaliação do cenário e da vítima; medidas básicas dos sinais vitais; atendimento inicial em caso de ferimentos, entre outros. Os servidores-alunos também aprenderam sobre o trabalho voluntário e noções de Defesa Civil e a percepção dos riscos e segurança no lar.

O Centro de Formação funciona na Cidade Universitária e promove diversos cursos gratuitos o ano inteiro. Os interessados em saber mais sobre cada um e se inscrever devem entrar no site do órgão.