Defesa Civil encerra curso de Proteção Comunitária com simulado

08/05/2009 16:59:06 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Alunos participaram de simulado

A Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé encerrou nesta quinta-feira (7), o curso de Proteção Comunitária com prova prática de combate a incêndio, ministrado pelos coordenadores da Defesa Civil, no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. O objetivo do curso é levar para a comunidade os conhecimentos teóricos e práticos, mostrando como prevenir dos riscos que acontecem no dia-a-dia. Foram capacitados 22 alunos, que participaram de quatro dias de treinamentos, com total de 16 horas.

Em um curso recheado de adrenalina, os alunos adquiriram conhecimentos de primeiros socorros, prevenção de acidentes, prevenção e combate a incêndios, produtos perigosos e ações de Defesa Civil. Durante as aulas, os coordenadores da Defesa Civil trabalharam com os alunos em quatro fases: preparação, prevenção, resposta e reconstrução.

O coordenador de treinamento, professor De Souza, realizou uma prova prática de respiração e reanimação cardiopulmonar com boneco inflável. “É muito importante que o aluno aprenda esta avaliação. Deparamos com vários acidentes e um deles é o afogamento, disse, lembrando que os alunos estão saindo preparados para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso”.

-As provas teóricas e práticas são de excelente nível, é uma oportunidade que nós temos de ajudar o próximo e manter a vítima tranqüila e aguardar o socorro acionado, comentou o aluno, Perpétuo Charles Cezar, que lembra, de um desastre aéreo que aconteceu em Manaus-AM, nos anos 70, “o avião caiu, pegou fogo em seguida com várias explosões entrei em pânico, pois a minha família estava no mesmo voo”, recorda o aluno, que diz estar preparado para enfrentar algum tipo de incêndio.

No último dia do curso, os alunos colocaram em prática todos os conhecimentos na prova de prevenção e combate a incêndios. Foram utilizados dois galões de gasolinas, dois latões de água e óleo diesel , um botijão de gás e extintor. Antes dos alunos manusear os instrumentos adequados, De Souza orienta os alunos: “A intenção não é aprender apagar o fogo, mas sim utilizar os instrumentos”, disse.

No término do curso, os alunos receberam um CD contendo informações que foram abordados durante o treinamento, além do certificado. O curso teve apoio da prefeitura de Macaé e do patrocínio do curso de idiomas Skill.