Defesa Civil prepara voluntários na região serrana

09/04/2008 17:58:26 - Jornalista: Thales Coutinho

A prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Defesa Civil estabeleceram, nesta semana, mais um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). Atendendo o distrito do Sana, a secretaria está promovendo um curso gratuito que teve início na segunda-feira (7), e termina na sexta-feira (11), realizado no Macaé Facilita, para cerca de 35 voluntários. A finalidade é desenvolver um processo de orientação e capacitação permanente junto à comunidade.

Dentro da política nacional de Defesa Civil, o curso, ministrado por agentes da secretaria, adota a prevenção, resposta e reconstrução como fatores prioritários. Com atividades teóricas e práticas, destacam-se as disciplinas: História e ações da Defesa Civil, Inundações e alagamentos, Deslizamentos, Incêndio Florestal, Construção de Mapa de Risco e Administração de Nudec.

Nesta quarta-feira (9), os alunos tiveram aula teórica na parte da manhã e à tarde, aula prática de Primeiros Socorros e Resgate em Cachoeira. Segundo os próprios voluntários, alguns que atuam de guias turísticos, os acidentes são freqüentes na região. Os alunos participaram da atividade na Cachoeira do Escorrega.

Para o Coordenador de Doutrina e Treinamento, Luis Antônio de Souza, o objetivo é organizar e preparar a comunidade local para dar pronta resposta às situações de risco.

– A instalação do Nudec, prioritária em áreas de risco de desastres, são olhos da Defesa Civil espalhados pelo nosso município. Além disso, com o conhecimento técnico e a vontade que esses voluntários têm, as respostas a eventuais riscos passam a ser mais rápidas. É importante salientar o trabalho de prevenção de acidentes juntamente a turistas e comunidade local – afirmou De Souza.

O coordenador disse ainda que ao final do curso será eleito um representante do Nudec que manterá contato periodicamente com a Defesa Civil. O objetivo é que sejam desenvolvidos vínculos continuados, permitindo que a secretaria tenha um balanço das ações e riscos no local.

Para a voluntária Maria Protetti, a instalação do Nudec será de grande valia para toda comunidade, especialmente, em fins de semana e feriados, quando o distrito recebe um grande número de turistas.

– O Sana é um distrito turístico que recebe muitos visitantes. Com o curso promovido pela Defesa Civil e o estabelecimento do Nudec, estaremos capacitados e trabalhando especialmente com a prevenção de acidentes e preservação ambiental junto a essas pessoas. Sem dúvida, que participar desta iniciativa está sendo muito bom – afirmou a jovem.