Defesa Civil promove o II Encontro sobre clima, tecnologias e redução de riscos de desastres

17/04/2024 13:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

O evento é uma realização da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil

O II Encontro sobre clima, tecnologias e redução de riscos de desastres será realizado no próximo dia 24 de abril, quarta-feira, no Auditório do Bloco B, da Cidade Universitária, a partir das 14 horas. O evento é uma realização da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil.


"Esse encontro reforça a importância do tema na política municipal de política de redução de riscos de desastres", disse o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florencio.

No ano passado, o I Encontro sobre o clima, tecnologias e redução de riscos de desastres aconteceu no dia 23 de março e foi um marco para a implementação do Centro de Monitoramento e Operações da Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil de Macaé.

Na ocasião foi celebrado o lançamento do convênio entre a prefeitura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

"Aplicamos um modelo de estações meteorológicas instaladas em algumas escolas do município que nos dão, em tempo real, parâmetros de leitura de temperatura, umidade relativa do ar, vento e volume de chuva. Desse modo, podemos dar respostas muito mais seguras à população quando há eventos de origem natural", ressaltou Joseferson.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

A programação vai contar com as seguintes palestras:
14h - Mesa de abertura
14h30 - "Atuação da Vigilância em Saúde no Município de Macaé, com ênfase em eventos epidêmicos"
Elenice Sales da Costa - Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé - Especialização em Saúde da Família e Comunidade - Especialização em CTI.
15h - "Na linha de frente da ação climática"
Professora Doutora Maria Gertrudes Alvarez Justi – Coordenadora do Laboratório LAMET – UENF.
15h30 - "Centro de Monitoramento e Operações e o novo paradigma na Gestão de Desastres com Estações Meteorológicas de Baixo de custo em Macaé"
Mestrando da UFF, Joseferson de Jesus Florêncio, Secretário da Defesa Civil de Macaé.
16h - "A importância da interdisciplinaridade na formação dos Universitários e a aproximação do Ensino Superior com a Educação Básica"
Doutora Cristiane Pires Teixeira Pacheco – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar – UFRJ.
16h30 - "MetColab- Uma aplicação colaborativa Iot para gestão e controle de dados meteorológicos da Cidade de Macaé com apoio da Universidade, Rede Escolar Municipal e Defesa Civil"
Doutorando Professor Anselmo Pestana Ribeiro Costa – Coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar – UFRJ.
17h - Encerramento


Fotos Relacionadas