Defeso do camarão: pescadores e marisqueiras participam de atividades

16/04/2024 12:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom / Bruno Campos

Período de defeso vai até o próximo dia 30

Cerca de 500 pescadores e marisqueiras de Macaé devidamente cadastrados na Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura seguem participando das frentes de trabalho até o dia 30 de abril, período em que encerra o período de defeso do camarão. As atividades acontecem durante este prazo em que é proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura dessa espécie. Eles fazem parte de palestras específicas e ações de limpeza de pontos de patrimônio ambiental, tais como, praia da Barra, Pontal ao lado do Iate Clube de Macaé, Rio Macaé-Campos e Arquipélago de Santana.

Os cadastrados estão recebendo um salário por mês durante a proibição da pesca do crustáceo. Segundo o Secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, é possível aproximar ainda mais essas atividades aos profissionais. "São três parcelas de R$ 1.412,00 aos 500 pescadores, que totalizam R$ 706.000,00 inseridos na economia local. Seguindo um cronograma de agenda, às sexta-feiras, até o mês de abril, teremos frente de trabalho com eles. Nos últimos três anos, muitas ações foram realizadas pela prefeitura para melhorar a vida do pescador", ressalta.


O Secretário pontua outras atividades em prol dos pescadores. "Além de obras como nossa rádio costeira totalmente equipada, que possibilita que familiares tenham contato com o pescador quando ele está há muitos dias no mar, temos outras ações para atendimento e bem estar dos pescadores", salientou.

Nesse período é permitida somente a pesca do camarão-branco, desde que não seja realizada por arrasto com tração motorizada. O período de defeso se aplica, de fato, à proteção de organismos aquáticos. Ou seja, consiste na interdição da pesca por uma temporada estabelecida, definida como a paralisação temporária da pesca para preservação da espécie, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

Quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa Ibama nº 189/2008 pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Os camarões mais comuns da região são o Santana, Barba Russa e Sete Barbas. Com isso, o Defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

A Secretaria de Pesca funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 744, Centro (Mercado Municipal de Peixes).


Fotos Relacionadas