Delegacia Legal inova no sistema de investigação

30/07/2009 17:37:48 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito destaca queda nos índices de violência após forte investimento tanto na segurança quanto na educação e área social

Implantar um novo sistema de investigação de polícia judiciária. Esse é o objetivo da Delegacia Legal, inaugurada nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral. A unidade foi construída pela prefeitura em uma área desapropriada também pelo governo municipal na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, no Centro.

A Delegacia Legal está instalada em um prédio de dois andar e vai abrigar todo o trabalho de Polícia Civil de Macaé. Na antiga 123 DP, sete mil ocorrências eram registradas por ano. O Programa Delegacia Legal inova o trabalho policial, o atendimento à pessoa lesada e as modificações implantadas envolvem desde a divisão do espaço físico até as rotinas da unidade policial internas.

Na inauguração, o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou que a delegacia terá o dobro de efetivo e o dobro de viaturas até novembro de 2009. O prefeito Riverton Mussi lembrou que há dois anos, ele e a então vereadora Marilena Garcia – hoje vice-prefeita – foram solicitar parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador para reduzir o índice de violência da cidade.

Com base nos dados de 1999 a 2004, Macaé foi considerado o décimo município mais violento do país, segundo os números do Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros. Quando foi analisada a taxa média de homicídios de jovens de 15 a 24 anos, no mesmo período, Macaé apareceu em quinto lugar do país com 187 mortes para cada cem mil habitantes.

- Quando o índice de violência foi divulgado, fomos buscar parcerias na área de segurança pública com o Estado e a União. Agora, com a divulgação da nova pesquisa, Macaé aparece em 53º lugar entre os 267 municípios brasileiros pesquisados com base no ano de 2006. Queremos reduzir ainda mais esse índice e vamos continuar mantendo parcerias com esse objetivo – pontuou o prefeito, citando o ingresso de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prevê políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias qualificadas de repressão.

De acordo com Riverton, a ampliação do número de câmeras de segurança na cidade, o reforço no efetivo de policiais militares e civis e a aquisição de novas viaturas são ações que também contribuem para a segurança na cidade. O prefeito também destacou a importância da aliança entre prefeitura e governo do estado.

- Nunca tivemos uma presença tão constante do governo do estado na cidade. Lançamos hoje as obras de recapeamento asfáltico da RJ-162 e RJ-168, o estado cedeu a área do Condomínio Industrial (Codin) para o município, além do fórum para a construção da Unidade de Emergências Pediátricas. Outra parceria foi a ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade, que está na segunda fase e agora solicitamos ao governador parceria na duplicação da ponte Ivan Mundin – enumerou o prefeito.

Sérgio Cabral: Delegacia Legal coloca Macaé no século XXI

O governador Sério Cabral disse que a Delegacia Legal tira Macaé do século passado e coloca a cidade no século XXI. “A delegacia é mais um compromisso assumido com Macaé que é cumprido. Acabamos de lançar as obras de recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168, um investimento de R$ 31 milhões no município; estamos investindo mais de R$ 25 milhões nas obras de abastecimento de água e vamos inaugurar com Riverton a Unidade de Emergências Pediátricas”, citou.

O governador confirmou também que a duplicação da Ponte Ivan Mundim, na Barra de Macaé, será realizada. “O prefeito já me pediu a duplicação da ponte e explicou que a obra é importante para o município. Vamos fazer o estudo, o projeto básico e abrir para licitação”, garantiu.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Wilton Santos