Dengue: LIRAa começa a ser realizado na segunda

20/11/2008 14:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria Especial de Saúde (Semusa) de Macaé inicia na próxima segunda-feira (24) o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa que mostra o índice de infestação de larvas do mosquito numa região é o ponto de partida para novas ações de prevenção e combate à dengue. O LIRAa é realizado a cada seis meses, para manter o controle da infestação do mosquito em Macaé. O último foi realizado em maio deste ano.

Para este trabalho, a cidade foi divida em oito grupos de bairros, abordando 48 localidades, onde 3.459 imóveis serão vistoriados. Ao todo 127 agentes de endemias e oito supervisores serão mobilizados para este trabalho. O supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos, ressalta que a escolha dos quarteirões e feita de forma aleatória.

Segundo Rogério com o levantamento em mãos é mais fácil agirem rapidamente em um bairro específico. “O levantamento possibilita identificar, num prazo rápido, os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue nas áreas estudadas”, disse.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha destaca que com a chegada do verão os casos podem aumentar se não houver os cuidados necessários. “Faremos o nosso trabalho, mas precisamos da ajuda da população na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue”, alertou.