Dengue: prefeitura prossegue com ações de combate à doença

04/04/2009 16:18:26 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Somente na primeira hora de funcionamento, o Centro de Saúde Jorge Caldas

Aos 64 anos, a aposentada Dorcílica Ferreira Amado acordou cedo neste sábado (4). Ela não perdeu mais uma oportunidade de se proteger contra a dengue, e foi uma das primeiras pessoas a tomar o complexo homeopático oferecido pela prefeitura no Centro de Saúde Jorge Caldas, no Centro da cidade.

- Toda vez que a prefeitura oferece o complexo homeopático, eu participo da campanha. Também procuro ter todo cuidado em casa para evitar o surgimento de focos do mosquito da dengue, disse dona Dorcílica, que levou para casa uma cartilha ensinando a prevenção da dengue, distribuída pela Secretaria de Saúde.

Os resultados da segunda Campanha de Homeopatia contra a Dengue do ano só será divulgado na segunda-feira (6), mas a adesão da comunidade foi grande. Somente na primeira hora de funcionamento, o Jorge Caldas, por exemplo , atendeu a cerca de 100 pessoas. Em todo o município, a campanha disponibilizou 27 postos fixos e volantes com a distribuição do medicamento.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, explicou que além da aplicação do medicamento, a população foi orientada pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre os cuidados no combate ao mosquito.

- A ação esperada do medicamento é a redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja tão intensa em caso de contaminação, ressaltou.

O medicamento homeopático não é uma vacina, portanto, não imuniza contra a dengue, mas auxilia no controle dos sintomas, evitando agravações. A dose pode ser ingerida por pessoas de todas as idades e sexo, inclusive gestantes. Não há contra-indicações nem efeitos colaterais e pode ser tomado a cada seis meses.

A população também pode participar, colaborando com as ações e ajudando na identificação de possíveis focos, através do Disque Dengue, pelo telefone (22) 2762-0175.