Desenvolvimento Econômico: Macaé atrai novas empresas

22/12/2009 16:51:26 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Objetivo é arrecadar mais recursos próprios, com implantação da Zona Especial de Negócios e novos empreendimentos

Se 2009 parecia ser um ano difícil diante da crise mundial e que acabou com saldo positivo para a economia brasileira, 2010 apresenta horizontes promissores com a posição de destaque que o país ganhou como porto seguro para os empresários. Macaé não está fora desse cenário otimista. Novos empreendimentos estão chegando e outros sinalizam sua vinda para o município.

Durante o ano, a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), trabalhou no sentido de atrair novas empresas para a cidade e, anuncia a implantação de Zonas Especiais de Negócios (ZENs).

- Foi um ano em que trabalhamos substancialmente para que o município continue com seu crescimento, atraindo empresas não só do setor de petróleo e gás, como também visando diversificar a economia local. Macaé continua apresentando crescimento acelerado e a perspectiva para os próximos anos e que continue ascendente. A meta da prefeitura é gerar mais recursos próprios diante da diminuição dos royalties -, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos.

Com investimento previsto da ordem de R$ 60 milhões, a indústria fitoterápica pernambucana Hebron anunciou sus instalação na cidade, assim como a Montadora de Veículos Macaé (Movemac) também está apostando no cenário de crescimento da cidade para se estabelecer aqui. “Estas empresas tem parceria com o Investe Rio do governo do estado e os projetos já estão em análise para serem iniciados”, completou.

A cidade também irá receber três novas empresas: Citroën, Tok & Stok e C & C. Uma grande rede de hipermercado também já sinalizou sua vinda para Macaé e está à procura de uma área na cidade. Hoje, estão instaladas na cidade 9.118 empresas, além dos empreendimentos que virão.

As articulações junto à BR Distribuidora estão evoluindo e a expectativa por parte da secretaria de Desenvolvimento Econômico é que num espaço de tempo curto o desfecho seja positivo. “A cultura que Macaé tem hoje é de desenvolvermos medidas junto às empresas para que elas se estabeleçam no município gerando recursos próprios. Todas as secretarias municipais estão envolvidas neste sentido, seja a de Obras, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Fazenda”, pontuou.

Outra medida visando o desenvolvimento econômico na cidade, foi iniciada com a parceria entre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e o Instituto Brasileiro de Administração Ambiental (Ibam) para a realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local. O Ibam realizou um diagnóstico sobre as perspectivas de desenvolvimento do município que foram apresentadas em oficinas realizadas durante 2009.

- Nestas oficinas foram discutidas diretrizes e medidas para o fomento da economia em diversos setores. O objetivo agora é concretizar parceria com o Banco Interamericano e Desenvolvimento (BID). O projeto está sob análise do BID para viabilizarmos alguns projetos apresentados por este estudo do Ibam para o município de Macaé, conclui.