Desenvolvimento Social: retrospectiva de 2013

03/01/2014 17:05:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

O Cras da Barra de Macaé foi inaugurado durante o ano de 2013

Inúmeras atividades foram desempenhadas pelas equipes de assistentes sociais e de apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) da prefeitura no município de Macaé. Entre os trabalhos realizados estão: inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra de Macaé, cadastramento de cerca de quatro mil pessoas no Programa Bolsa Família, e entrada em funcionamento da Casa dos Conselhos na Rua Alfredo Backer (Centro).

Além do mais, também foram desempenhadas pela Semds ações junto aos flanelinhas para cadastramento e estudo do perfil social para os devidos encaminhamentos.

Mas para 2014 haverá ainda muito mais a ser feito como as implantações dos Cras do Visconde de Araújo (janeiro) e do Lagomar (julho), abertura do Restaurante Popular na Aroeira (fevereiro), funcionamento da Padaria Escola, no Visconde de Araújo (julho) e do Centro do Migrante (agosto).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, também merece ressalva a ampliação dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos pontuados pelos seis Cras do município, nos quais os grupos da terceira idade se integraram durante o ano passado.

- Na ordem de 540 atendimentos por mês, foram cadastrados migrantes e moradores em situação de rua, quando disponibilizamos alimentos, passagens e documentos. Além disso, 50 adultos em situação de rua foram devidamente acolhidos na Pousada da Cidadania, que passou a ter três sedes, duplicando sua capacidade de receber alojados – disse Ivânia Ribeiro.

Pessoa com Deficiência

Também ocorreram implementações efetiva e sistemática de ações e parcerias intersetoriais (Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Cetep, Esporte, Obras, Macaé Cidadão, Cultura e Mobilidade Urbana) para benefício da pessoa com deficiência.

- Apresentou-se o Plano Viver Sem Limites para a sociedade civil, gestores e conselheiros da Região Norte, pela Secretaria de Direitos Humanos. Isso ocorreu pela Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência – comenta a secretária.

Mulheres

Já para a Subsecretaria de Políticas para Mulheres houve, entre outras coisas, atendimento no meio rural às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; e parceria com o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), com ações e palestras no Macaé Facilita de Córrego do Ouro.

Idoso

- A prefeitura revitalizou o Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde foi implantada parceria com a UFRJ, cujo setor de medicina atua, dando atendimento aos idosos – diz Ivânia.

Além disso, ocorreu em 2013 a implantação de parcerias no CCI como Academia de Ginástica para idosos com o Cemeaes, Guarda Sênior e curso de cuidadores de idosos junto com a secretaria de Trabalho e Renda.

Infância e Juventude

Seminário promovido em maio do ano passado na Cidade Universitária propôs-se a identificar um possível sinal de violência sexual. Participaram dele cerca de 200 pessoas entre professores e profissionais do sistema de garantia de direitos.

Durante o ano foi realizada a pesquisa de Avaliação das Estratégias Governamentais Municipais do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios com produção petrolífera.

Também aconteceu o Plano Operativo para implantação da Unidade de Acolhimento aos Adolescentes usuários de drogas, em conjunto com a Secretaria de Obras, o setor de Saúde Mental e a Coordenadoria de Política sobre Drogas.