Desenvolvimento sustentável será tema de feira em Macaé

16/04/2009 15:47:57 - Jornalista: Assessoria Feira

Organizada pela Revista Visão Social e seus parceiros, incluindo a Universidade Estadual do Norte Fluminense, com apoio da prefeitura de Macaé, a II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (feirarsebaciadecampos.com.br), prevista para acontecer de 19 a 21 de maio, das 14h às 21h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), em Macaé, contará com empresas, prefeituras, ONG´s, universidades, entidades de classe e outras instituições envolvidas em ações nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Nesta segunda versão, o evento apresenta um grande desafio: como promover o desenvolvimento sustentável em um momento econômico tão difícil para os municípios da região, que sofrem com a significativa diminuição dos recursos oriundos da exploração de petróleo e gás natural.

Para debater esta e outras questões, a revista Visão Social convidou importantes personalidades das áreas de RSE e Sustentabilidade. Também está prevista uma mesa-redonda com jornalistas, economistas e prefeitos da região, sobre um tema bastante oportuno: a criação de mecanismos - como, por exemplo, fundos municipais de desenvolvimento sustentável - que garantam um teto mínimo de recursos para as prefeituras em períodos de "vacas magras", como este em que o preço do barril de petróleo despencou de US$ 130 para menos de U$ 50.

Como na feira de 2008, serão disponibilizados estandes para as 20 primeiras ONG´s da região que se inscreverem, devendo estas apresentar releases com informações cadastrais e seus projetos.

Novidades

Além da Feira, do Fórum de palestras, painéis e debates sobre o tema "Construindo Cidades Sustentáveis" - com entrada franca -, e da Rodada de Negócios Sustentáveis, o evento contará ainda com as Oficinas do Conhecimento, um espaço para que as Universidades possam apresentar trabalhos de seus alunos e professores nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Também haverá apresentação das diretrizes do programa Jovem Aprendiz do governo federal para atendimento a lei de aprendizagem pelas empresas, que no ano de 2009 se consolida como uma forte exigência do governo; e oficina para capacitação de ONG´s locais para aprimorar a gestão e buscar recursos para a sustentabilidade. Outra novidade será a sala de projeção de filmes educativos, alertando sobre os riscos das mudanças climáticas, e reportagens televisivas premiadas abordando questões ambientais nos municípios da região.

Presenças

Várias personalidades nas áreas de RSE e Sustentabilidade estão sendo convidadas para participar das palestras e painéis do Fórum "Construindo Cidades Sustentáveis", na versão 2009 do evento. Entre elas, já confirmaram presença o ambientalista Fábio Feldmann, a jornalista Amélia Gonzalez, editora do suplemento "Razão Social", de O Globo, o consultor e especialista em turismo sustentável, José Wagner Fernandes, presidente do Instituto de Hospitalidade e gestor do Comitê Brasileiro de Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o diretor-executivo do Movimento Viva Rio, Rubem César Fernandes.

Formado em Administração de Empresas pela EAESP / FGV e em Direito pela Universidade de São Paulo, Fábio Feldmann foi deputado federal por três legislaturas consecutivas, inclusive durante a Constituinte, propositor de leis federais como a de Educação Ambiental, Conservação da Mata Atlântica, lei da Política de Resíduos Sólidos e relator da Lei de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Hoje, Feldmann é Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

A jornalista Amélia Gonzalez é editora do "Razão Social", suplemento mensal de responsabilidade social empresarial (RSE) publicado pelo jornal O Globo na primeira segunda-feira de cada mês. Criado numa época em que a confusão entre RSE e filantropia era ainda maior do que hoje, o suplemento se consagrou como um caderno especializado no tema e virou leitura obrigatória para aqueles que estão antenados no mundo da RSE e nas tendências do desenvolvimento sustentável.

O carioca Rubem César Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio, foi ex-militante do movimento estudantil durante os anos de chumbo da ditadura militar. No exílio, fez mestrado em história da filosofia na Universidade de Varsóvia, também vivendo na Suíça, França e Estados Unidos, onde posteriormente faria doutorado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, concluindo ali seu PhD em História do Pensamento Social. Chocado com o índice de violência na cidade do Rio de Janeiro, Rubem César Fernandes criaria a ONG Viva Rio, hoje a maior instituição da sociedade civil engajada no desarmamento e na campanha de uma cultura de não violência.

Outras personalidades confirmaram sua participação na II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, entre elas: o diretor do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" e especialista em mudanças climáticas, prof. Valdo Marques, o gerente responsável pela implantação da Norma NR 16.001 em todas as unidades de produção exploração da Petrobras na Bacia de Campos, Cyro Barreto, e o ambientalista Aristides Soffiati Neto.

Quanto à mesa-redonda que discutirá o desenvolvimento regional sustentável, foram convidados, além de prefeitos da Bacia de Campos, o reitor da UENF, prof. Almy Júnior, o sociólogo e professor da Universidade Federal Fluminense, José Luiz Vianna da Cruz, o gerente regional da Onip e do IBP, Alfredo Renault, além dos jornalistas Martinho Santafé, da revista Visão Social, e Aloysio Balbi, de O Globo e Folha da Manhã.