Desfile e show de Alemão comemoram Dia das Mães no Museu

07/05/2019 10:49:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

O show terá início às 18h, seguido do desfile de moda

O ‘Segundo Desfile de Moda Handmade’ vai acontecer nesta quinta-feira (9), às 20h, em comemoração ao Dia das Mães. Na programação deste ‘Quintas no Museu’, evento semanal no Solar dos Mellos, está também o lançamento do CD do compositor Alemão e seus parceiros convidados. O show, às 18h, acontece em meio a diversos estandes com o melhor da gastronomia urbana e do artesanato local. O público, além de poder aproveitar um programa em família, terá a oportunidade de adquirir artigos exclusivos e das mãos do produtor para presentear as mamães.

A entrada é franca para o evento, no qual serão sorteados brindes oferecidos pelos microempreendedores participantes do projeto. Também serão sorteados dez CDs do Alemão durante a apresentação, que contará com a participação de Pablo Quintanilha e Junior, ambos do grupo ‘Mistura Rica’.

As parcerias com a nova safra de sambistas de Macaé é a marca da carreira de Alemão. Amilton Vieira de Mattos é um carioca que chegou ao município há 34 anos chamado pelo ramo do Petróleo e adotou a cidade como sua. Mas foi na Barra do Sana, região serrana do município, que o letrista se reencontrou com as suas raízes rurais. Alemão, que foi criado em Pinheiral, no interior de Volta Redonda, sente-se em casa na serra macaense. Para ele, o lugar é tão inspirador que, lançando o segundo CD, o poeta já conta com doze novas composições prontas para um terceiro projeto que será voltado para sambas urbanos e calangos.

O primeiro trabalho foi realizado em 2005, ‘Alemão e amigos’, todos eles de Macaé. Entre os parceiros, nomes consagrados no município como Malaca, Jorge Benzê e Jean Macaé. Na produção recente se destacam as participações de Jamil Correa e do já falecido, Gerson Luiz. O show terá ainda a participação do grupo ‘Mistura e Manda’, de choro e samba da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), coordenado por Marco Polo. "Temos tão bons compositores no município. O meu desejo é prestigiá-los, valorizar o trabalho que vem sendo feito. Eu descobri Macaé através do samba. Venham conhecer nossas composições", convida Alemão.

Segundo Desfile de Moda Handmade

O Primeiro Desfile de Moda Handmande, produzido em 21 de dezembro de 2018 e criado para valorizar os diversos artigos de vestuário e acessórios da moda criativa de Macaé, foi sucesso de público. A expectativa da Secretaria de Cultura é que esta segunda edição venha superar a primeira, com mais variedade de produtos e com a participação de novos microempreendedores. As peças são apresentadas com estilo, no glamour da passarela, dando mais visibilidade ao trabalho pessoal e exclusivo dos artesãos colaboradores do projeto.

Das 13h às 17h, microempreendedores do artesanato e da gastronomia vão participar da segunda palestra do ciclo ‘Sei Sebrae’, a ‘Sei Comprar’. Este ciclo composto por quatro palestras certifica, ao final do período, e qualifica empreendedores para o mercado. A nova turma foi aberta devido à fila de espera gerada a partir do ciclo oferecido no museu em 2018, pela parceria Prefeitura e Sebrae. Esta iniciativa integra a meta de consolidar o museu como espaço para a educação.

As atividades no Solar dos Mellos são divulgadas no site macae.rj.gov.br/cultura, ou pelos facebooks ‘Secretaria de Cultura de Macaé’ e ‘Solar dos Mellos’, ou ainda através do whatsapp (22) 99975-6868. Basta se cadastrar para receber a programação do museu, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-5049.


Fotos Relacionadas