Desmontagem da Brasil Offshore em ritmo acelerado

25/06/2007 17:35:41 - Jornalista: Janira Braga

A desmontagem da Feira Brasil Offshore, a terceira maior feira de petróleo do mundo, segue nesta segunda-feira (25), após trabalho intenso no final de semana no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Segundo a coordenadora operacional e de marketing da Media Group do Brasil, Luciana Essencio, até quinta-feira (28), toda a estrutura que deu suporte ao evento estará desmontada. Cada expositor ficou responsável por seu equipamento.

- Nesta segunda-feira, estamos fazendo a desmontagem das tendas – informou Luciana. O Macaé Centro é o segundo maior local de convenções do estado do Rio e foi elogiado pelos expositores durante os quatro dias de realização da feira. Neste ano, a Brasil Offshore superou expectativa e bateu todos os recordes: 40 mil pessoas passaram pela feira, delegações de 35 países participaram e 1,3 mil marcas foram expostas.

No último dia da feira, o prefeito Riverton Mussi anunciou a ampliação em tendas de cinco mil metros quadrados para a realização da Brasil Offshore 2009. A idéia da prefeitura é ajudar a Media Group do Brasil – a organizadora do evento – a otimizar o espaço e ampliar o número de expositores, com manutenção da qualidade da feira.

A Brasil Offshore reuniu 538 empresas e contou com a participação inédita de países como Indonésia, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Colômbia e França. As rodadas de negócios, promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), vão gerar durante os meses seguintes da feira R$ 102,5 milhões.

O workshop organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) reuniu 13 países participantes, com ênfase na programação internacional. Na arena da pequena empresa, participaram 300 companhias de sete estados do país – os negócios devem gerar um volume de R$ 10 milhões nos próximos meses.

A presença do governador Sérgio Cabral foi outro ponto importante da feira: ele anunciou que o Governo do Estado vai ceder a área do Nova Esperança para o município fazer as obras de infra-estrutura necessárias no local. Outra boa notícia dada pelo governador foi a cessão do prédio do antigo fórum para o município para que seja construído o hospital pediátrico.

Sérgio Cabral também garantiu a construção da Delegacia Legal em Macaé, na Avenida Presidente Sodré, onde a prefeitura já desapropriou os imóveis necessários para a obra. O governador disse que Macaé será um dos primeiros municípios do Estado a emitir licenciamento ambiental para situações de pequeno e médio porte.