Dia D da Multivacinação acontece em Macaé

16/10/2021 13:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Campanha é oportunidade para colocar vacina em dia

O Dia D da Multivacinação neste sábado (16) segue até as 17h com a atualização da vacina nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares e o Pronto Socorro do Parque Aeroporto. A campanha é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). No turno da manhã, o movimento foi tranquilo nos espaços de saúde que realizavam a imunização. A campanha que segue o Ministério da Saúde está acontecendo em outubro, mês das Crianças, com o objetivo de levar o reforço da prevenção e bem-estar, seguindo os protocolos sanitários.

Para participar da Multivacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS e o Cartão de Vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos. O Dia D foi uma oportunidade para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes colocarem a caderneta de vacinação em dia.

No Pronto de Socorro do Aeroporto, a dona de casa Angélica da Conceição aproveitou para levar os filhos Júlio César (4 anos), que recebeu quatro vacinas, Marcela (9 anos); duas vacinas e Helena (7 anos); uma vacina . " O dia a dia é corrido. Também veio a pandemia , mas este sábado foi um dia propício para colocar tudo em ordem.Moro na Granja dos Cavaleiros e fiz questão de estar aqui", comentou.

Sem cara de receio e choro, os irmãos João Pedro Oliveira Gomes , 8 anos e Carlos Eduardo Oliveira Gomes, 12 anos foram acompanhados da responsável Marilene Camena receber respectivamente doses da vacina da gripe e também do HPV (apenas para Carlos). " Sábado é um dia que facilita procurar o posto para vacinar. Gostei muito", conta Marilene, moradora do Aeroporto.

Nos espaços da saúde, que estão acontecendo a imunização, os profissionais de saúde avaliam o cartão de vacina ,verificam quais vacinas precisam ser administradas e também repassam informações específicas.

No Barramares, por exemplo, a coordenadora Iracema Alves destacou que este sábado, o movimento na unidade de saúde foi tranquilo, em função da maior parte dos moradores do bairro, que são atendidos terem a vacinação em dia. " Temos 14 mil pacientes cadastrados e realizamos 3 mil atendimentos por mês com imunização e outros serviços", lembra.

Já Rejane Kok, coordenadora da vacinação no Pronto de Socorro do Aeroporto, observou que a procura neste dia é menos intensa em virtude da busca no decorrer da semana. "Estamos imunizando e orientando a todos", pontuou.

A Campanha faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) que visa atualizar a situação vacinal, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças.


Fotos Relacionadas