Dia D de Vacinação contra a Influenza em 41 unidades de saúde

13/04/2024 17:30:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Ação prossegue até às 17h para prevenção da gripe

Quarenta e uma unidades de saúde de Macaé participaram, neste sábado (13), do Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe). A Secretaria de Saúde recebeu 23.300 mil doses. A meta é vacinar, até o final da campanha, 75 mil pessoas de todos os grupos prioritários.


A assistente administrativa Rafaela Oliveira, 37 anos, compareceu à Casa da Vacina, no Centro, para imunizar seus dois filhos, Bernardo, de 3 anos, e Pietra, de 1 ano e 8 meses. ?



"É muito importante manter a carteira de vacinação dos meus filhos em dia. Aproveitei o sábado para trazê-los", disse.




A campanha começou no dia 25 de março e o município já imunizou 8,14% do público-alvo, o que representa 6.290 mil pessoas, desde o início da campanha.

Somente neste sábado, foram administradas mais 4.202 mil doses contra Influenza. A quantidade de doses por grupos prioritários alcançada neste Dia D foi: 1.553 idosos, 1.398 crianças, 66 gestantes, 15 puérperas, 160 professores, 624 doença crônica, 88 deficiência permanente, 1 pessoa em situação de rua, 10 caminhoneiros, 232 trabalhadores da saúde, 14 trabalhadores de transporte, 23 de força de segurança e salvamento, 2 das forças armadas e 16 portuários.

A vacinação prossegue até o dia 31 de maio em todas as salas de vacina de Macaé, de segunda a sexta-feira.

A vacina é uma prevenção para a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável.

Os documentos necessários para imunização são: de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS, caderneta de vacinação, laudo ou receita médica se for dentro de algum grupo prioritário.

Veja quem pode se vacinar
Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Matéria atualizada em 13/04 às 17h30


Fotos Relacionadas