Dia da Conscientização do Pontal: visitas de escolas continuam

12/06/2008 16:17:54 - Jornalista: Liliane Barbosa

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), que junto com a Secretaria Executiva da Agenda 21 estão realizando este ano, em parceria com diversos outros Órgãos, a décima versão do “Dia de Conscientização do Pontal”, avalia como positiva a participação “in loco” das escolas e grupos na foz do Rio Macaé. As visitas, que acontecem até junho, já contaram até quarta-feira (11) com a participação de 16 grupos e mais de 700 participantes que foram sensibilizados sobre a dinâmica e a importância do rio Macaé, além de outros temas pertinentes ao evento.

Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro Paulo Sérgio Barcellos, a principal meta é eliminar e minimizar o lixo doméstico que aporta diariamente nas praias do Pontal e da Barra. O evento tem como público-alvo as comunidades ribeirinhas, pois este resíduo, geralmente, vem via rio Macaé e seus afluentes.

O coordenador lembra também da importância desse rio, não só a nível regional, mas também a nível nacional, pois ele dá suporte a produção de mais de 80% da produção de petróleo do Brasil. Na gincana ambiental, outra atividade do projeto, já foram realizadas algumas tarefas antecipadas.

- Na tarefa da apresentação da Manifestação Cultural, que aconteceu em abril no Teatro Municipal, a Escola Wolfango Ferreira (Barra) foi a grande vencedora. Na tarefa da elaboração da História em Quadrinhos do “Barrinha e sua Turma”, o GP da Aroeira foi o vencedor com a historinha do aluno Felipe Mota, que criou um novo personagem para a turma, intitulado: Zé Aroeirinha. Duas outras tarefas antecipadas foram solicitadas às escolas, que são o desenvolvimento de uma atividade de educação ambiental na comunidade onde a mesma esteja inserida (em andamento e sendo avaliada) e a proposta de uma logomarca para representar o evento no próximo ano (XI Dia de Conscientização do Pontal), que será eleita até o próximo dia 20, informou.

Paulo Sérgio informou ainda que na etapa atual as escolas estão sendo avaliadas em diversas dinâmicas que estão sendo realizadas no Pontal. A premiação das escolas vencedoras e exposição dos trabalhos e registro fotográfico das etapas anteriores acontecerá na Praça Veríssimo de Melo na primeira semana de julho.