Dia da Família é comemorado na rede municipal de ensino

18/05/2009 09:32:35 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Na escola do Botafogo, famílias e comunidade participaram do Bairro Legal

As escolas municipais de Macaé comemoraram neste sábado (15) o Dia Internacional da Família, uma data criada pela ONU em 1993 com o objetivo de proporcionar maior interação entre a escola e a comunidade, levando assim um avanço significativo na aprendizagem e influenciando o aluno na permanência na escola. A data foi comemorada com diversas atividades culturais, esportivas e preventivas e marcou também o início dos sábados letivos no calendário escolar.

A Escola Municipal Ancyra Pimentel localizada no bairro Miramar, comemorou a data com uma palestra sobre a importância da família, ministrada pelo membro da comunidade, Cláudio Quintes Campos. Ele ressaltou em sua fala a necessidade do acompanhamento dos pais na formação do aluno. “A família sempre será à base do caráter de qualquer pessoa. Por isso os pais devem estar cientes da necessidade em acompanhar de perto o dia a dia dos seus filhos”, disse.

O Dia Internacional da Família já faz parte do calendário da escola, e os professores de diretores das escolas utilizam a data para alertar à sociedade para a importância da família enquanto base estruturante e fortificadora de um saudável convívio e harmonização da sociedade. As escolas do Botafogo, Aeroporto, Barra de Macaé, Malvinas e Fronteira também realizaram suas atividades em comemoração a data.

Representando a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a subsecretária de Educação na Tecnologia, no Meio Ambiente, no Esporte, na Cultura e na Saúde, Conceição de Maria, ressaltou os trabalhos da secretaria visando a integração da comunidade com a escola.

Edna Mendes foi uma das mães que participou das atividades da escola Ancyra e ficou impressionada com a proposta da rede de ensino. “Pensava que tudo não passaria de uma atividade comum e me surpreendi. Por mim ficava muito mais tempo, por que é gratificante ouvir dessas pessoas o quanto é importante estarmos aqui com nossos filhos e ouvindo palavras de incentivo. Temos tanto problemas que às vezes nos esquecemos que a família é que sobrevive a todas dificuldades”, desabafou.

A diretora da escola, Elza Maria Machado, afirmou que os resultados obtidos através dessas iniciativas têm sido graduais, mas extremamente positivos. Para ela, este é um processo continuado no dia a dia da escola. “Trazer a família para dentro da escola, é uma das grandes medidas para a melhoria da qualidade de ensino”, finalizou.