Dia das Crianças recebe comemoração especial em Macaé

08/10/2015 11:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Nas escolas a data já tem sido celebrada com apresentações de teatros e gincanas

A próxima segunda-feira, dia 12, data em que é comemorado o Dia das Crianças, o que não vai faltar em Macaé são opções para garantir a diversão da garotada. Ações de diferentes secretarias municipais estão sendo preparadas para oferecer lazer, entretenimento e conhecimento de forma gratuita à população.

Na rede municipal de ensino, por exemplo, as escolas têm realizado ações desde o início do mês com alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A programação segue até o dia 23 deste mês com gincanas voltadas para solidariedade, apresentações de peças teatrais e musicais, além de brincadeiras e torneios esportivos. A comemoração conta ainda com passeios para cinema, Parque Atalaia, Praça Veríssimo de Mello e até mesmo zoológico no Rio de Janeiro.

A alegria da programação alusiva ao Dia das Crianças está animando não apenas os estudantes, mas os professores, que estão encenando peças teatrais e apresentando musicais junto aos alunos. Uma das unidades é a Professora Leda Maria Lêdo Esteves (Centro), que vai promover até sexta-feira (16) ações junto aos 200 alunos nos turnos da manhã e tarde.

Desenvolvimento Social - A data também terá atenção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho e Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesta quinta-feira (8), a festa será realizada na Praça Veríssimo de Melo e no espaço cultural do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH2) com a participação dos contadores de histórias, brincadeiras e apresentações variadas, das 9h às 17h. Atividades recreativas também serão promovidas na manhã de hoje no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra e no Espaço de Convivência da Fronteira.

Na sexta-feira (9), a programação segue na Praça Veríssimo de Mello, das 9h às 17h, com apresentação dos atendidos do Cras da Barra, contadores de histórias e recreação com brinquedos. A ocasião contará com a participação dos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) e Casa do Caminho.

A festa segue no sábado (10) também na praça com animações e brincadeiras com personagens infantis, das 9h às 13h. A orla da praia de Cavaleiros será espaço de atividade de preservação ambiental com o 95º Grupo de Escoteiro, das 13 às 15h. Já no Espaço de Convivência nos Cavaleiros, serão realizadas atividades recreativas pela Fundação de Esporte (Fespor), nos turnos da manhã e tarde.

No domingo (11), a Fesporte vai ministrar atividades recreativas no Espaço de Convivência Cavaleiros.

O ponto alto da semana será no dia 12 de outubro, a partir das 9h, na orla da Praia dos Cavaleiros, serão realizadas atividades para garantir a alegria da criançada, como brincadeiras, atividades recreativas, pula pula, distribuição de pipoca, algodão doce, entre outras.

A festa também acontecerá no Espaço de Convivência de Cavaleiros, que receberá a “Escolinha de Trânsito na Orla”, das 9h às 13h. No espaço, as crianças receberão orientações para que aprendam a respeitar as regras de trânsito. O objetivo é torná-las multiplicadoras de informações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos.

Os “motoristas mirins” poderão trafegar por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E, por meio desta aula prática, os pequenos aprendem seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas.