Dia das Mães: Procon orienta o consumidor a hora da compra

30/04/2009 10:12:11 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Nas compras a crédito o ideal é saber o valor dos juros, analisar a validade dos produtos e certificar a garantia

O Dia das Mães está chegando e nesta data especial é prazeroso presentear essas maravilhosas mulheres fundamentais na formação social e familiar das pessoas. A data já começa a movimentar as lojas de Macaé, e a Coordenadoria Extraordinária do Procon aproveita para dar dicas e orientar o consumidor que irá fazer compras atenção aos preços expostos nas vitrines, fazendo comparações com outros estabelecimentos comerciais, para obter melhor resultado. Os produtos devem apresentar os preços à vista.

Nas compras a crédito o ideal é saber o valor dos juros, analisar a validade dos produtos e certificar a garantia, para evitar problemas posteriores. “O consumidor deve prevenir-se nos casos em que a compra for feita com cheque ‘pré-datado’. Nesse caso, é recomendado escrever no cheque a data da apresentação combinada entre as partes, colocando no verso a destinação do pagamento”, diz o coordenador do Procon de Macaé, Eraldo Viana Sant’Ana.

Nas compras de roupas, calçados e acessórios o consumidor deve se certificar da possibilidade e condições de troca no caso de incerteza quanto cor, tamanho ou modelo ou se o presente for repetitivo. O Procon orienta ainda que se a mercadoria não apresentar defeito, o fornecedor só é obrigado a trocar se houver acordo anterior, que deve constar na nota fiscal ou em etiqueta constante do produto.
O coordenador do Procon ainda alerta que o consumidor poderá optar por substituir o produto por outro igual ou semelhante, com acerto de preço, devolução do dinheiro corrigido ou abatimento proporcional do preço.” Antes de quaisquer providências, orientamos ao consumidor que dirija-se ao estabelecimento onde foi feita a compra para tentar resolver o problema”, conclui Eraldo Sant’Ana.
Dicas do Procon

Se o produto apresentar algum defeito, inicialmente procure resolver o problema com a loja ou diretamente com o fabricante. Caso não seja possível, compareça ao Procon com a seguinte documentação: nota fiscal, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O Procon de Macaé funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à Rua Velho Campos, nº 734, com os telefones 2759-4458 e 2772-4491.