Dia de luta das pessoas com deficiência é celebrado

21/09/2018 15:22:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Apresentações artísticas (dança e teatro), músicas em libras e mostra esportiva foram algumas das atividades realizadas durante o encontro

Na luta pela inclusão no ambiente escolar em todos os níveis, com oferta de lazer adaptado como cinema e teatro com libras e com áudio de descrição, além de tratamento adequado de saúde, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) comemorou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência nesta sexta-feira (21), na Praça Veríssimo de Melo.

Apresentações artísticas (dança e teatro), músicas em libras e mostra esportiva foram algumas das atividades realizadas durante o evento. Também participaram instituições de Macaé que se destacam na busca pelos direitos das pessoas com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Motivados Pelo Autismo (Mopam), Basquete Sobre Rodas, além do grupo 'Libras com Deus'.

"Estamos aproveitando a data para lembrar que precisamos de acessibilidade e todos devem fazer sua parte. Agradecemos ao Sistema Integrado de Transporte e também à prefeitura pelo apoio aos nossos atletas cadeirantes para que possam ir aos treinos. Dessa forma, já fomos campeões da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Sobre Rodas", observou João José de Barcelos, membro da Associação Macaé de Basquete Sobre Rodas.

As ações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência também contaram, durante a semana, com um trabalho de orientação nos estabelecimentos comerciais do Calçadão da Rui Barbosa, visando chamar atenção para a acessibilidade dos consumidores com deficiência. A ação foi promovida pela Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé), Secretaria Adjunta de Obras e Conselho da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Procurador Adjunto do Procon Macaé, Carlos Fioretti, o Decreto Federal nº. 8.953/2017 estabelece as diretrizes do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, no qual está prevista a garantia de produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade, desempenho e acessibilidade, atribuindo aos órgãos de proteção e defesa do consumidor a competência para orientação e fiscalização junto aos estabelecimentos comerciais. O objetivo do Procon é garantir o direito ao acesso dos consumidores e, por meio de uma fiscalização eficiente, assegurar que o atendimento às regras de acessibilidade seja cumprido.

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência informa que está promovendo a primeira corrida da Pessoa com Deficiência de Macaé, com data prevista para o segundo domingo de dezembro, na Orla da Praia dos Cavaleiros. Mais informações no CMDPD localizado na Travessa Ary Schueller, 25, no Centro. Email: conselhodapessoacomdeficiencia@gmail.com.


Fotos Relacionadas