Dia do Anti-tabagismo é comemorado no calçadão de Macaé

30/05/2008 14:35:59 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Com o objetivo de alertar a comunidade sobre os riscos do cigarro, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), por meio do Centro de Apoio Psicossocial ao usuário de álcool e drogas (CAPSAd Porto), realiza durante esta sexta-feira (30) evento que comemora o Dia Antitabaco, em frente à Sociedade Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa. Aa ação reúne profissionais da saúde aferindo pressão, orientando e tirando duvidas sobre o tabagismo.

Durante o evento, o Grupo Grutas realizou uma apresentação teatral sobre o fumo, o que ele causa no corpo humano, como a impotência sexual no homem, e o câncer na garganta.

- O tratamento contra tabaco realizado no Caps é feito por meio de reposição da nicotina, se necessário com uso de medicamentos, além de grupos terapêuticos. É preciso lembrar que não são apenas doenças de pulmão que o cigarro causa, mas também doenças cardiológicas. Quem passar pelo calçadão receberá informações sobre o fumo e como parar – desataca a coordenadora do Programa de Tratamento de Tabaco do CapsAd, Claudia Magaldi.

O dia do Antitabagismo é realizado todo ano em Macaé. A ação visa diminuir o número de fumantes no município, e alertar sobre doenças causadas pelo tabagismo. Para o ex-fumante Girson Rodrigues, a força de vontade de cada é a chave para largar o cigarro.

- Se a pessoa não tiver vontade, ela não para. Parei de fumar há 15 anos, e me sinto bem melhor hoje, do que quando fumava. Eu decidi parar quando vi o mal que o cigarro ia me causar mais para frente. Na primeira vez que larguei o fumo, fiquei três meses sem fumar, acabei voltando e depois decidi que devia parar definitivamente, afirmou Girson, depois de aferir sua pressão.

O Programa de Tratamento do CapsAd conta com uma equipe de profissionais para atender os pacientes. Com psiquiatra, psicólogo, pneumologista clinico, assistente social, conselheiro em dependência química, terapeuta ocupacional e apoio. A duração do tratamento depende de quando a pessoa inicia o tratamento, podendo durar 12 meses, a terapia medicamentosa também varia de acordo com o paciente. O CapsAd funciona na Rua Conde de Araruama, 569, de segunda a sexta, de 8h às 21h. Informações pelo telefone 2772 2317.