Dia Internacional da Dança: manifestação cultural ocupa centro de Macaé

29/04/2022 19:48:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

A manifestação artística contou com três coreografias

A mistura de ritmos, arte e cultura mantém a cidade viva. E nesta sexta-feira (29), Dia Internacional da Dança, alunos da Escola Municipal de Dança realizaram duas intervenções urbanas no centro da cidade. A manifestação artística contou com três coreografias, que possibilitaram conhecer e compreender a diversidade das manifestações culturais, de diferentes povos, aproximando pessoas ao redor da cidade.

Os benefícios que a dança pode trazer ao ser humano são muitos: terapêuticos, culturais, sociais e educacionais, além dos relacionados à toda atividade física – força, equilíbrio, ritmo e postura.

"É uma sensação maravilhosa passar por aqui e me deparar com essa manifestação tão linda. A dança deve sempre estar em todos os lugares possíveis, pois dançar é vida. É memória afetiva. É amor", ressaltou Roseli da Silva (41), que passava pelo Calçadão da Avenida Rui Barbosa.

A coreografia “Escutoide” foi realizada pelo grupo Represent Dance Crew - CiemH2, do coreógrafo Thiago Morethe, e dançarinos Liliane Quintanilha e Lucas Paulo Monteiro. Outra apresentação que também animou o centro de Macaé carrega o nome “Basics”, do mesmo coreógrafo, que também dançou a coreografia, acompanhado da dançarina Josiane Sueiros. A manifestação contou, ainda, com a coreografia “Balance”, da coreógrafa Luize Helena Pessanha, e dançarinas Josiane Sueiros, Sidney Tavares, Rayanna Oliveira, Poliana Trindade e Nicole Sampaio.

De acordo com o secretário de Cultura, Leandro Mussi, a Escola Municipal de Dança é um eixo muito importante dentro das modalidades artísticas que a Secretaria de Cultura oferece. Já a diretora da escola, Cláudia Tenório, retornar com as atividades presenciais é poder levar arte para a população macaense. "Estou muito feliz com a manifestação e em poder estar nas ruas da nossa cidade comemorando esse dia tão importante para todos os profissionais de dança", destacou Cláudia Tenório.


Fotos Relacionadas