Dia Internacional da Mulher Negra é comemorado com inúmeras atrações

22/07/2009 15:42:00 - Jornalista: Eloísa Seady

Em 25 de julho de 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, ficou definido que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desta forma, a subsecretaria de Políticas Para as Mulheres e a Fundação Macaé de Cultura uniram-se para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra. O evento acontecerá no pátio da Sociedade Musical Nova Aurora, na sexta-feira (24/07), a partir das 14 horas.

Várias atrações estão previstas para acontecer durante à tarde. A Fundação e a secretaria de Cultura estarão apresentando uma exposição do figurino da ala das baianas da Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira; uma roda de capoeira só de mulheres do Mestre Kiko; uma apresentação da bailarina Tainá Posidoneo Felizardo, com a coreografia de Katiane Lopes, intitulada de “Menina Sapeca”; uma apresentação de hip hop da Cia Art Luz de Dança e Teatro, além da cantora Bruna Fonseca do Coral da Cidade de Macaé, mostrando sua voz, dando um toque todo especial ao evento.

Já a subsecretaria de Política Para as Mulheres, estará presente com cabeleireiras, fazendo tererê e cabelo afro; uma oficina de artesanato, onde tudo que for produzido poderá ser levado; maquiagem e sobrancelha. A assessora especial da subsecretaria, Rosali Chaloub, comenta que este será o quarto ano consecutivo que elas comemoram e que é muito importante para esta classe que muitas vezes sofre discriminação racial.

A presidente da Fundação e secretária de Cultura, Sheila Polly, ressalta que nem mesmo a virada de século, diminui o preconceito, a discriminação e demais desigualdades raciais. “Temos que ser parceiros desta luta, dando visibilidade, promovendo ações e mostrando a valorização destas mulheres”, disse.