Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher é comemorado com diversas atividades

28/05/2010 19:47:47 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Ação foi realizada no calçadão durante todo o dia

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu nesta sexta-feira (28), diversas atividades de prevenção e controle à saúde, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Escola de Música Sociedade Nova Aurora. Durante todo o dia, cerca de mil mulheres participaram das atividades como avaliação física, aferição de pressão arterial, massoterapia, naturóloga, aurícoloterapia e palestras educativas.

- A nossa missão é motivar as mulheres macaenses a se cuidar e mostrar como é importante ter uma vida saudável. É necessário que as mulheres se cuidem, buscando uma qualidade de vida melhor, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, que comenta ainda, “ a missão dessas atividades é fazer com que as mulheres buscam a saúde”.

Segundo a Coordenadora da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Kátia Valenty, todo ano, a secretaria comemora o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher. “Este ano está bem diferente, resolvemos fazer um evento diversificado oferecendo promoção à saúde”, informou.

O evento contou com oito estandes, onde foram distribuídos preservativos, folhetos informativos e brindes. No estande da Coordenadoria de Saúde Bucal, profissionais da Saúde Coletiva, orientavam sobre a importância da escovação correta para as fumantes, gestantes, terceira idade e a prevenção de modo geral. “O nosso objetivo é discutir os efeitos colaterais que o consumo do fumo provoca à saúde da mulher. O Município de Macaé pretende fortalecer e ampliar o debate pela garantia da saúde das mulheres, comentou a dentista, Diana Emmerick.

No estande do Programa DST/AIDS, profissionais informavam as formas de prevenção do vírus HIV, Hepatites B e C, os métodos contraceptivos e pílulas. Já os profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, alertavam as mulheres sobre a prevenção do auto-exame contra o câncer de mama. “O câncer de mama tem cura. O índice de sucesso do tratamento é superior a 90% quando detectado no início. Na maioria dos casos não é preciso retirar toda a mama, apenas uma parte dela”, orienta a gerente do programa da Saúde da Mulher, Vanja Beatriz.

Vanja explica ainda que, o auto-exame deve ser mensal e a mamografia deve ser feita regularmente após os 40 anos. A mulher deve comparecer todo o ano a um posto de saúde e solicitar ao profissional da área que realize o exame de mama. Já o exame preventivo do câncer do colo do útero é uma etapa do exame ginecológico onde é realizada a coleta de material do colo de útero para análise posterior. O exame é indolor, rápido e não requer nenhum preparo especial devendo a mulher ter apenas alguns cuidados.

De acordo com a auxiliar e coordenadora de enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues Alves, Priscila Filgueiras, o índice de mulheres em Macaé com pressão alta é bem elevado. “Na parte da manhã atendemos cerca de 150 mulheres para aferição de pressão arterial. Dentro deste número, 30 mulheres apresentavam casos de pressão alta muito elevada”, relata Priscila.


- Estava passando pelo calçadão e percebi que este evento estava oferecendo atendimento para as mulheres e resolvi participar. É muito importante para nós mulheres. Isso incentiva cada vez mais o público feminino a se cuidar, enfatizou a moradora do bairro Bosque Azul, Adriana da Fonseca, 32 anos, que participou da massagem da naturóloga.

O evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Coletiva, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Programa de Prevenção em Saúde Bucal, Programa DST/AIDS, HPMame, União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), Programa de Homeopatia, Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer por intermédio do Cemeaes VI e da Escola Técnica José Rodrigues Alves.