Dia Mundial da Obesidade: prefeitura orienta sobre os riscos da doença

04/03/2021 14:44:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

No Dia Mundial da Obesidade, marcado nesta quinta-feira (4), a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Prefeitura de Macaé, orienta a população sobre os riscos da doença, que acomete pessoas de todas as idades, e informa as ações que o município oferece, gratuitamente, na linha de cuidados ao paciente. Os cidadãos obesos que necessitam de acompanhamento nutricional contam com o serviço do ambulatório especializado em obesidade da Catan, que funciona na Casa da Criança, no Centro da cidade.

O tratamento clínico convencional é voltado para pessoas obesas com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40kg/m² - a partir de 30kg/m² já é sinal de alerta. Para ser inserido no programa, é necessário ser encaminhado por um profissional de saúde indicando o tratamento ambulatorial. O Dia Mundial da Obesidade marca as ações globais de combate à doença, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os profissionais da Catan lembram que a obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em um nível que compromete a saúde dos indivíduos. Para o tratamento é fundamental avaliar as causas que levaram ao excesso de peso, como possíveis morbidades associadas como diabetes, doenças cardiovasculares, disfunção da tireoide e outras. Somado a isto há a interação de genes, ambiente, estilos de vida e fatores emocionais.

O atendimento do excesso de peso inclui: tratamento farmacológico com abordagem medicamentosa de prescrição exclusiva médica, quando houver indicação; dietético com planejamento alimentar individualizado e calculado após realização da antropometria (peso e altura) e avaliação nutricional levando em consideração os antecedentes pessoais, familiares, socioculturais, bem como abordagem de possíveis fatores desencadeadores e mantenedores do excesso de peso através de exames bioquímicos.

A equipe da Catan orienta, ainda, quanto à importância da atividade física para a saúde, estimulando a prática de exercícios como forma de auxiliar na perda de peso. O tratamento psicológico faz parte do atendimento para observar o que pode levar a uma compulsão alimentar, depressão e/ou ansiedade. Por fim, alguns pacientes podem precisar de encaminhamento para tratamento cirúrgico, como a bariátrica, indicada para quem apresenta insucesso no tratamento clínico convencional.

Os profissionais da Catan destacam que o sucesso no processo de emagrecimento depende muito do paciente, que deve estabelecer e cumprir metas, regularizar o sono e evitar dietas agressivas ou aquelas chamadas de “milagrosas”.

A Catan oferece suporte técnico às ações e Programas da Atenção Básica, bem como em parceria com outras secretarias. Dentre outros, está em seu organograma o Programa Municipal de Fórmulas e Leites Especiais que atende especificamente crianças com patologias, idosos e pacientes oncológicos. O atendimento aos usuários é feito por uma equipe multidisciplinar. A Coordenadoria é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e funciona à Rua Dr. Télio Barreto, 316, 4º andar. O atendimento ao público é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.