Dia Nacional da Educação: Macaé comemora com novidade para os alunos

28/04/2008 17:29:15 - Jornalista: Simone Noronha

Buscando oferecer cada vez mais alternativas pedagógicas, a prefeitura de Macaé inaugura nas próximas semanas a Casa dos Contadores de Histórias, espaço lúdico destinado às turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A novidade foi anunciada, nesta segunda-feira (28), Dia Nacional da Educação, pela secretária de Educação Milmar Pinheiro.

A Casa dos Contadores de Histórias, em fase final de obras, será usada principalmente pelos alunos das 48 escolas de horário integral da rede, que terão no local mais uma atividade extracurricular. O projeto será coordenado pelo grupo Historiarte. A casa vai funcionar na Imbetiba.

- Nada melhor que o Dia da Educação para falar sobre mais esta novidade, que faz parte das metas da rede municipal de ensino. E acredito que estamos atingindo o nosso objetivo, já que no ano passado ficamos entre as 20 cidades do estado com melhor desempenho escolar. A proposta pedagógica é levar sempre novidades, despertando o interesse do aluno - comentou Milmar.

A secretária lembrou que o Dia da Educação, apesar de não ser lembrado por muita gente, é uma das datas mais significativas do calendário educacional, ao lado do Dia do Professor, comemorado em 15 de novembro. “Costumo sempre dizer que o Dia da Educação é todo dia, mas não temos como deixar de sempre lembrar esta data, que para nós simboliza também o esforço de toda a equipe da secretaria de levar sempre educação de qualidade para todos”, afirmou.

Educação é prioridade em Macaé

Os investimentos na área de Educação em Macaé são grandes: 25% da receita resultante de impostos próprios e das transferências governamentais do Estado e da União para o município são direcionados para a manutenção e desenvolvimento do ensino. Isso fora os recursos dos royalties, destinados à construção, ampliação, reforma e manutenção das unidades escolares – desde 2005, já foram construídas 199 novas salas de aula.

Com a Educação como prioridade, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Macaé – que mede o nível de desenvolvimento humano dos municípios utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita) – registrou alta nos últimos anos.

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Em Macaé, o IDH é de 0,79, segundo a última análise feita pela Organização das Nações Unidas (ONU). A educação é responsável por 46,6% do bom desempenho do município. O município conta hoje com 113 unidades escolares, que atendem a cerca de 40 mil alunos da creche ao Ensino Médio, passando pelas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os investimentos em Educação incluem também a capacitação profissional, com cursos para os professores da rede municipal, incluindo o de Educação Especial. Neste ano letivo, as escolas da rede municipal de ensino receberam mais 4,2 mil alunos.

Terceirizada há dois anos, a merenda de Macaé foi destaque este ano durante o Fórum Nacional de Merenda Escolar, onde o município recebeu prêmio pelo projeto. Ao todo, 12 nutricionistas para acompanham a alimentação oferecida. Por dia, são oferecidas em média 41 mil refeições, entre lanches, almoço e jantar.