Distribuição de óculos segue na rede municipal com volta às aulas

15/07/2013 16:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Teste de acuidade visual é promovido gratuitamente

Detectar problemas de visão e tratá-los o mais cedo possível. Com esta proposta, segue a distribuição de óculos para os alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) feita pela prefeitura. Este período de recesso é considerado propício para os pais e responsáveis levarem os estudantes com dificuldades na visão ao especialista nos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF). A volta às aulas na rede municipal de ensino será na terça-feira (30).

A entrega de óculos faz parte de uma ação integrada entre as secretarias de Educação e Saúde. O processo de medição e a entrega dos óculos são para os estudantes cadastrados pela Educação. Com a confirmação dos problemas de visão pelo oftalmologista, os responsáveis pelos alunos também devem levar a receita à direção da unidade municipal, que vai anexar uma declaração e uma autorização específica para encaminhamento à secretaria de Educação.

De acordo com a subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, somente com a apresentação da receita do oftalmologista e a declaração carimbada pela unidade escolar será comprovada a necessidade da utilização.

A medição e a distribuição dos óculos seguem a determinação da Lei Complementar nº 2874-2007, cujo segundo parágrafo determina que, se for detectada qualquer deficiência visual no estudante da rede municipal de ensino, o município deve promover a distribuição gratuita dos óculos.

As distribuições de óculos abrangem armações de metal com lentes corretivas prontas, corretivas surfarçadas (indicadas para hipermetropias de maiores graus), surfarçadas bifocais, multifocais e de alto índice.

PSE- Integrantes das equipes do Estratégia Saúde Família (ESF) e da secretaria de Educação promovem também o teste de acuidade visual. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

As atividades desenvolvidas do PSE durante a Semana de Mobilização da Saúde na Escola foram nas unidades Joffre Frossard, no bairro Botafogo; Teotônio Ferreira de Luna, na Virgem Santa; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge; Tarcísio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande e Colégio Municipal Balneário Lagomar.

O PSE visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede básica de saúde. O governo considera o PSE uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania.

Para o segundo semestre, entre as novas escolas municipais que contarão com as ações do PSE estão Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo, Zelia de Souza Aguiar, Ormy Moura Marinho, Maria Augusta de Aguiar Franco e Wanderley Quintino Teixeira.

Na lista também estão as escolas municipais de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, Professora Maria Magdala Agostino Cipriani, Maria das Graças da Silva Ribeiro, Chistos Jean Koussolas, Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro, Professora Laura Sueli de Campos Barcelar, Ciep Municipalizado Maringá, Professor Darcy Ribeiro, Eraldo Mussi e Botafogo.

Também vão fazer parte das atividades as escolas municipais Aterrado do Imburo, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Joaquim Augusto Borges e Renato Martins. O programa também vai atender ao Ciep Brizolão 393 Aroeira, que mesmo sendo da rede estadual será beneficiado com as ações.