Doar sangue: um ato de amor

12/01/2007 12:13:39 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A doação de sangue é uma ação de solidariedade e cidadania importante para a preservação de vidas. O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM) da Secretaria de Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira e atende diversos municípios da região, orienta a população sobre a importância da doação permanente.

Segundo a assistente social do serviço, Renata Oliveira, durante o período de férias muitas pessoas deixam de procurar o serviço espontaneamente: a maioria é o chamado doador de reposição. “Nesta época do ano, há uma queda no número de candidatos à doação, justamente quando aumenta do fluxo nas estradas com probabilidade de maior ocorrência de acidentes. Queremos que todos se tornem fiéis doadores, pois o ato de doar sangue é um processo simples, rápido e indolor”, ressaltou.

Renata lembra que todos os tipos de sangue são importantes e necessários para manter um estoque que atenda à demanda da região. Porém, a maior preocupação é com os tipos sanguíneos com Rh negativo, já que o percentual da população nesta situação é bem inferior às pessoas com tipo sanguíneo com Rh positivo. “Como exemplo temos o tipo O negativo que é o doador universal, porém só pode receber transfusão sanguínea do O negativo”, frisou.

- O grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, quando dependeremos cada vez menos dos familiares para reposição de sangue, pois os mesmos já se encontram em situação fragilizada e com atenção voltada ao paciente - observa.

Parceria - A secretaria municipal de Saúde conta com a parceria da Petrobras, no fornecimento de lanches aos doadores, depois da coleta de sangue. Em média, uma coleta de sangue dura 15 minutos e o volume coletado varia de 400 a 480 milímetros, de acordo com o peso do doador.

Além da Petrobras o serviço conta este ano com a ajuda dos grupos da Gincana Jovem de Macaé, da SIPAT das empresas de Macaé, Lions Clube de Macaé e Transpetro.

Para doar sangue é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50 quilos, não estar grávida e nem amamentando e não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis.