Domingueira Cultural é finalista do Cultura Nota 10

15/10/2007 08:28:56 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Prêmio Cultura Nota 10, voltado para pessoas ou entidades, órgãos públicos e empresas, além de grupos informais, cujas ações culturais inovadoras tenham ao menos um ano de implementação efetiva, teve sua edição deste ano lançada em Macaé, em 6 de setembro. Foi a primeira vez que a abertura do projeto aconteceu no município e também que um grupo macaense fica entre os 10 selecionados para a etapa final. O projeto Domingueira Cultural, apoiado pela Fundação Macaé de Cultura e pelo do Teatro do Sindipetro-NF, concorreu com mais de 300 inscritos.

A final acontecerá no Dia da Cultura, 5 de novembro, no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. O Domingueira, idealizado pelo Grupo Cabala de Teatro, no ano de 2002, é uma das referências artística de Macaé. O evento mensal, no Teatro do Sindipetro-NF, aos domingos, valoriza a prática de teatro no interior e potencializa a formação de artistas. O projeto também tem cunho social. Os alimentos arrecadados na bilheteria e por meio de campanhas são distribuídos a instituições e comunidades, pelos integrantes do Cabala, que ao mesmo tempo doam sua arte e alegria.

O Cabala atualmente é formado por: Elielson Barros, Santiago César Santiago e Irlana Patrocínio, do Pólo Macaé, e por Janaína Mendes e Cláudio Soares, do Pólo Rio. O grupo, além da Domingueira Cultural, realiza os projetos Domingueira em Ação e o Festival Cabala de Esquetes. “A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, é integrante da classe artística local e conhecedora das necessidades que cada grupo possui em sua trajetória”, disse Elielson, ao comentar o apoio da Prefeitura de Macaé ao Domingueira.

O Cultura Nota 10 tem por objetivo mapear a produção cultural fluminense, principalmente aquelas que têm alcance social, servem de exemplo e são de baixo custo. O prêmio é Patrocinado pela Embratel e realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Unesco com o apoio da Funarj e Sebrae/RJ. O Cultura Nota 10 distribui R$ 35 mil em prêmios para 21 ações culturais inovadoras.