Dona Alba recebe mutirão de ultrassonografia transvaginal

13/04/2024 14:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Projeto "Sábado com mais Saúde" realizou cerca de 100 exames

Para reduzir a fila de espera de pacientes, o Centro de Especialidades Dona Alba recebeu o "Sábado com mais Saúde". Desta vez, o mutirão realizou cerca de 100 exames de ultrassonografia transvaginal às mulheres cadastradas pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação, da Secretaria de Saúde.

A aposentada Luciana Corrêa, 68 anos, foi uma das primeiras a chegar e informou que sabe bem a importância de fazer exames periódicos.



"Estava esperando esse exame há três meses e com essa iniciativa do mutirão podemos colocar nossa saúde da mulher em dia", acrescentou.




A ação, organizada pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica, continuará nos próximos meses com a transvaginal e, também, tem previsão de consultas das especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, além de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total e mamografia.

O projeto começou em fevereiro deste ano com as consultas de cardiologia e, ainda, nas unidades de Estratégia Saúde da Família da Ajuda, do Aterrado, do Bosque Azul e da Unidade Básica de Saúde do Imburo. A ideia foi proporcionar orientações de combate ao Aedes aegypti e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outras, seguindo os demais sábados em outras unidades de ESFs, além dos mutirões no Dona Alba.

O Centro de Especialidades Dona Alba funciona à Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro da cidade.


Fotos Relacionadas