Dona Nilza: ‘Mil vezes mais feliz’

19/05/2009 11:01:53 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Com o netinho, dona Nilza comemora a reforma da casa

“Agora sou mil vezes mais feliz”. Com essas palavras, a dona-de-casa Nilza Oliveira, de 55 anos, definiu a reconstruçáo da sua casa feita pelo projeto Bairro Feliz, da prefeitura de Macaé, no Alto dos Cajueiros. Dona Nilza recebeu a visita do prefeito Riverton Mussi na segunda-feira (18) e mostrou as intervenções que o projeto fez na casa dela.

- Na verdade não foi reforma, a prefeitura ‘tombou’ a minha casa e fez outra – definiu a moradora, mostrando o capricho que tem com o novo lar. “E ainda escolhi a cor amarela”, completou, ressaltando o bom atendimento dos engenheiros e arquitetos.

O prefeito Riverton Mussi, que visitou o bairro acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos, e de Serviços Públicos, George Jardim, destacou a importância social do projeto. “O Bairro Feliz foi criado para dar um novo visual ao bairro, revitalizando as casas e contribuindo para o morador se sentir bem dentro da própria residência. O conceito é dar melhor qualidade de vida”, comentou.

O Bairro Feliz prioriza residências sem reboco, pintura e aquelas com alvenaria comprometida. A reforma na casa dos moradores inclui melhorias tanto na parte interna, quanto externa, como no piso, janela, telhado, emboço, revisão da parte elétrica, além da pintura e outras intervenções.

A vizinha de Dona Nilza, Graziele Silva, de 26 anos, foi outra beneficiada. Na casa de Graziele, a prefeitura trocou o telhado, fez o emboço e pintou. Graziele também escolheu o amarelo. “Ficou ótimo”, disse.

Alguns dos lugares que o projeto Bairro Feliz já beneficiou são a Fronteira, o Novo Botafogo, o Morro Lazaredo e a Comunidade da Linha. Na Fronteira, o bairro recebeu obras de infra-estrutura urbana e melhoria das moradias. Rede de drenagem de água pluvial e de esgoto e calçamento de todas as ruas, acerto nas calçadas das residências, meio-fio e bueiros foram alguns trabalhos realizados.

Doze mil metros quadrados de pintura, 23 mil metros quadrados de telhados e seis mil metros quadrados de emboço foram contabilizados na Fronteira. No Novo Botafogo, as obras de revitalização beneficiaram cerca de três mil famílias, totalizando de 12 a 15 mil pessoas. O projeto incluiu a colocação de 30 mil metros quadrados de pavimentação com paralelepípedos, além da construção das redes de águas pluviais e de esgoto, construção de praças de esporte, jardins, arborização e melhoria da iluminação das ruas.

No Morro Lazaredo, cerca de 70 casas estão sendo recuperadas através da execução de obras na área externa das residências. O trabalho tem como objetivo reverter o quadro de degradação urbana e já agrada aos moradores.