Doses do Coronavac chegam a Macaé para vacinar idosos

11/02/2021 17:25:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

As doses serão usadas para imunizar idosos com mais de 85 anos de idade

Mais 1.460 doses da vacina Coronavac foram recebidas no aeroporto de Macaé, na manhã desta quinta-feira (11). As unidades foram transportadas pelo helicóptero modelo Esquilo do governo do Estado do Rio de Janeiro e serão utilizadas na vacinação de idosos acima de 85 anos de idade.

De acordo com a coordenadora em Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, a previsão é de que a imunização tenha início já a partir do próximo dia 18, e seja concluída no dia 23 deste mês. "No dia 20 vamos realizar o dia D de vacinação contra a Covid-19. É importante ressaltar aos familiares desses idosos que, caso tenham disponibilidade, façam o cadastro no site da Prefeitura para otimizar esse processo", informou.

Lisa acrescentou que a vacinação, no sistema Drive Thru, será realizada na Cidade Universitária e no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. “Teremos também uma equipe na Escola Municipal Balneário no Lagomar”, ressaltou.

Além de Macaé, os municípios de Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu também receberam doses da vacina. A Coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, foi produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Vacina Macaé – O pré-cadastro online para a vacinação contra a Covid-19 pode ser realizado no link: https://vacina.macae.rj.gov.br/. O sistema também apresenta informações sobre os servidores e cidadãos já imunizados, além dos quantitativos de vacinas recebidas e disponíveis.

O cadastramento tem o objetivo de tornar mais ágil e eficaz o processo de vacinação, evitando filas e aglomerações. O município continuará seguindo o Plano Nacional de Vacinação e, conforme o recebimento de novas vacinas, outras etapas serão realizadas.

Cuidados na prevenção - Mesmo com o início da campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e prevenção devem continuar sendo tomados por toda população. A orientação é manter o uso correto da máscara, higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%, e distanciamento social.


Fotos Relacionadas