Duelo dos opostos na Baixada

04/04/2009 12:12:54 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Técnico Dário Lourenço quer atenção total contra o Tigres do Brasil

Dono da quinta melhor campanha do Carioca e com vaga praticamente assegurada na Série D do Brasileiro, o Macaé Esporte entrará em campo neste domingo (05), às 16h, com a missão de carimbar de vez o seu passaporte para o recém-criado campeonato nacional. E o adversário do Alvianil no Estádio Los Larios, em Xerém, será o Tigres do Brasil, que luta contra o rebaixamento.

Com 20 pontos no somatório dos dois turnos, a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço só não disputará a Série D se for goleada pelo Tigres do Brasil e o Resende ou o Friburguense, com 17 pontos, apliquem placares históricos sobre o Botafogo e o Madureira, respectivamente. Hoje, o saldo do Macaé é de cinco gols positivos contra -7 do Resende e -12 do Friburguense.

O Bangu, também com 20 pontos, seria o outro time garantido na Série D. Em relação ao Macaé, leva desvantagem apenas no saldo de gols (cinco contra dois negativos). O Madureira, terceiro colocado da Copa Rio do ano passado, já está classificado para a competição da CBF. Americano e Boavista, com 17 pontos, têm apenas quatro vitórias e estão de fora da disputa, já que Macaé e Bangu venceram seis vezes.

Semifinais

Com relação às semifinais da Taça Rio, o Macaé Esporte tem apenas 1% de chances de garantir a vaga, segundo o matemático Tristão Garcia. A equipe aparece na quinta posição do Grupo B, com 10 pontos, e para se classificar terá que vencer o Tigres do Brasil e torcer por derrotas de Botafogo (para o Resende) e Bangu (Vasco), além de um tropeço do Friburguense diante do Madureira.

Além disso, em relação ao Botafogo, o Alvianil Praiano precisa tirar uma diferença no saldo de gols. O Alvinegro tem seis gols positivos, contra somente dois do Macaé. Já o Bangu tem um gol de saldo e o Friburguense dois negativos. O Boavista, também com 10 pontos, tem os mesmos 1% de chances de classificação do Macaé. Porém, o saldo da equipe de Bacaxá é de menos um gol.

Já para as semifinais do Troféu João Ellis Filho, formado entre os terceiros e quartos colocados de ambos os grupos, a situação do Macaé Esporte é bem menos dramática. Para garantir uma vaga, o Alvianil Praiano precisa passar pelo Tigres do Brasil e torcer por uma derrota do Bangu contra o Vasco ou pelo menos um empate do Friburguense diante do Madureira.

Força máxima

Para a última rodada da Taça Rio, o técnico Dário Lourenço poderá escalar o que tem de melhor. O zagueiro André e o volante Léo Gonçalves, que cumpriram suspensão contra o Vasco, retornam à equipe. Para o ataque, o treinador poderá contar também com Jackson e Marciano, recuperados de contusão. Mesmo já trabalhando com bola, Roma segue de fora, aprimorando o fortalecimento muscular.

FICHA TÉCNICA
TIGRES X MACAÉ
Data/Hora: 05/04/2009 – 16h
Local: Estádio Los Larios (Xerém)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Pereira Jóia
>> Tigres: Marcos Paulo; Oziel, Pedrão, Zé Carlos e Edson; Leão, Jaílson, Cleyton e Leandro Chaves; Denis e Gilcimar. Técnico: Betão.
>> Macaé: Darci; Fred, André, Otávio e Bill; Léo Gonçalves, André Gomes, Wallacer e Gláuber; Kayke e Fabrício. Técnico: Dário Lourenço.